6g – GOLGOTA

GOLGOTA

 

esta estrela marca onde a cruz de Jesus fora fincada

Conforme tivemos a oportunidade de comentar anteriormente, as reconstruções fizeram com que o piso atual esteja vários metros acima do original, por isso, para chegarmos ao cume do Gólgota são poucos degraus para subir. Toda a rocha pertencente ao morro está recoberto por paredes e vidraças para não ocorrer que peregrinos continuassem a dilapidar o local retirando lascas de pedras para servir de pequenas lembranças ou mesmo para devoção.

O local onde fincaram a cruz de Jesus no topo da rocha do Calvário está demarcado com uma estrela de prata debaixo de um altar e todo o piso ao redor está revestido de mármore.

 

A rocha que se partiu com o terremoto

Um pouco abaixo vê-se uma rachadura na rocha, que dizem ter surgido quando ocorreu o terremoto na hora da morte de Jesus Mateus 27. 51  E eis que o véu do santuário se rasgou em  dois,  de  alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam, 52  os sepulcros se abriram,  e  muitos  corpos  de  santos  que tinham dormido foram ressuscitados; 53  e,  saindo  dos  sepulcros,  depois  da  ressurreição  dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos