Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
6d – JARDIM DO GETSEMANI – GETH SEMANI – Lagar de Azeite | Maçãs de Ouro

6d – JARDIM DO GETSEMANI – GETH SEMANI – Lagar de Azeite

JARDIM DO GETSEMANI – GETH SEMANI – Lagar de Azeite

 

 

Jardim das Oliveiras

Ao iniciar a subida no Monte das Oliveiras está um dos lugares mais marcantes para o cristão. Aqui Jesus foi procurar alivio para a sua grande tristeza, acompanhado de três de seus discípulos Mateus 26. 36  Então foi Jesus com eles a  um  lugar  chamado  Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. 37  E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38  Então  lhes  disse: A minha alma está triste  até  a  morte; ficai aqui e vigiai comigo.

As oliveiras atualmente existentes são extremamente antigas, vê-se através de seus velhos, grossos e retorcidos troncos tratarem-se de árvores centenárias, mas não podemos nos iludir que sejam as mesmas oliveiras da época de Jesus. Entretanto, a oliveira, muitas vezes é comparada com a arvore da vida em razão das suas raízes, que sempre faz renascer novos brotos, levando a crer que as raízes das árvores de hoje  poderiam ser das mesmas que abrigou o Senhor na noite angustiosa.

 

 

Oliveiras centenárias

O que nos impressionou profundamente foi a comparação que pudemos compartilhar em torno deste lugar.

O Monte das Oliveiras assim denominada por ser uma grande área de cultivo dessa planta, que de seu fruto, a azeitona, se produz, através de esmagamento, a seiva ou óleo, que naquela época era a maior preciosidade para a vida do judeu. Hoje o conhecido azeite de oliva é muito apreciado e valorizado pelo seu sabor e seu saudável valor nutritivo. Naquele tempo, o azeite de oliva representava o essencial para uma família judaica. Era usado para:

Alimentação I Reis 17. 8  Veio-lhe então a palavra do Senhor (a Elias), dizendo: 9  Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente.

10  Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à  porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d’água, para eu beber. 11  Quando  ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse:  Traze-me também um bocado de pão contigo.

12  Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem  um  bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha,  e  um pouco  de  azeite  na  botija; e eis que  estou  apanhando  uns  dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de  que o comamos, e morramos. 13  Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como  disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14  Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que  o Senhor dê chuva sobre a terra.

15  Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim  comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias.

 

 

Getsêmani

Fonte de renda  II Reis 4. 1  Ora  uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o  teu servo  temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para  levar-me os meus dois filhos para serem escravos. 2  Perguntou-lhe  Eliseu:  Que te hei de fazer? Dize-me  o  que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão  uma botija de azeite. 3  Disse-lhe  ele:  Vai, pede emprestadas vasilhas a  todos  os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. 4  Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus  filhos; deita  azeite  em todas essas vasilhas, e põe à parte a  que  estiver cheia. 5  Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre  si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. 6  Cheias  que foram as vasilhas, disse a seu  filho:  Chega-me ainda  uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais  vasilha  nenhuma. Então o azeite parou.

7  Veio  ela, pois, e o fez saber ao homem de  Deus.  Disse-lhe ele:  Vai,  vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e  teus  filhos vivei do resto.

 

Iluminação Mateus 25. 1  Então o reino dos céus será semelhante  a  dez  virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. 2  Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. 3  Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas,  não levaram azeite consigo. 4  As  prudentes,  porém,  levaram  azeite  em  suas  vasilhas, juntamente com as lâmpadas. 5  E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. 6  Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe  ao encontro! 7  Então todas aquelas virgens se levantaram,  e prepararam  as suas lâmpadas. 8  E as insensatas disseram  às  prudentes:  Dai-nos  do  vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. 9  Mas  as  prudentes  responderam:  não;  pois  de  certo  não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10  E, tendo elas ido  comprá-lo,  chegou  o  noivo;  e  as  que estavam  preparadas  entraram  com  ele  para as bodas, e fechou-se a porta. 11  Depois vieram também as outras virgens, e disseram:  Senhor, Senhor, abre-nos a porta. 12  Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. 13  Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

 

Remédio Lucas 10. 30  Jesus, prosseguindo, disse:  Um  homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de  salteadores,  os  quais  o  despojaram  e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31  Casualmente,  descia  pelo  mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. 32  De igual  modo  também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. 33  Mas um samaritano, que  ia  de  viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; 34  e  aproximando-se,  atou-lhe   as  feridas,  deitando  nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre  a  sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. 35  No dia  seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais,  eu  to  pagarei quando voltar.

 

Enfim, podemos resumir dizendo que o azeite representava a vida, e essa vida era tirada do esmagamento da azeitona neste lugar chamado Lagar do Azeite ou Geth Semani.

Jesus se dirigiu para este lugar como que assumindo o papel da azeitona e se colocando em posição de esmagamento. Começou a ser dilacerado pela imensa tristeza e angustia, esmagado e esmagado! Foi para um lugar separado de seus discípulos, pois eles não poderiam suportar nem um pouco daquele momento. Mateus 26.39  E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível,  passa  de  mim  este  cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40  Voltando para os discípulos,  achou-os  dormindo;  e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? 41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 42  Retirando-se mais uma vez, orou,  dizendo:  Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. 43  E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus  olhos estavam carregados. 44  Deixando-os novamente,  foi orar terceira vez,  repetindo as mesmas palavras. 45  Então voltou para os discípulos e disse-lhes:  Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do  homem  está  sendo entregue nas mãos dos pecadores.

Jesus passou por esse momento e chegou a hora de extrair a sua seiva, o seu azeite, em forma de gotas de seu sangue vertidas como suor no LUGAR DA AGONIA Lucas 22. 41  E apartou-se  deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava, 42  dizendo: Pai, se queres afasta  de  mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 43  Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. 44  E, posto em agonia, orava mais  intensamente; e o  seu  suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão.

 

O Jardim ao lado do Lugar da Agonia