Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
SEITAS E HERESIAS – capítulo V | Maçãs de Ouro

SEITAS E HERESIAS – capítulo V

ALGUNS GRUPOS QUE ATUALMENTE SE EVIDENCIAM

ISLAMISMO

É a religião fundada pelo profeta Maomé pelos anos de 570 a 632 (motivo pelo qual seus seguidores são denominados de maometanos). Também são chamados de muçulmanos, originado da palavra muslim, ou aquele que se entrega totalmente a Deus. A palavra árabe islam tem o significado de ser  submisso a Deus e daí vem ISLAMISMO.

Os  seus preceitos ensinam a abstinência do vinho, a crença em chahada (sua reza) e as obrigações de oração, jejum durante o mês lunar de Ramadan, distribuição de esmolas e uma peregrinação à cidade de Meca. São devotos em extremo e tem o crescimento populacional como objetivo de expandir sua fé pelo mundo. Muitas vezes utilizam da força e guerra (denominada Jihad ou guerra santa) como meios de conquista territorial e religiosa.

A literatura base é o Alcorão (Al Quran ou recitações), composta de uma mistura de zoroastrismo, judaísmo, budismo, confucionismo e partes do Novo Testamento.

 

 

Consideram Deus (Alah) como o Deus de Abraão, único e que trouxe sua revelação em Maomé, o último e maior dos profetas.

TRINDADE: não é aceita a doutrina cristã. Para eles, Espírito Santo é uma força que emana de Deus e Jesus Cristos é apenas um profeta depois de João Batista.

O que diz a Bíblia: um só Deus, de amor, agindo em nossa vida. IJoão 4.6-10

O CEU: um lugar onde os bem-aventurados seguidores de Alah e os mártires da Guerra Santa encontrarão rios de leite, mel e vinho e multidão de virgens de olhos negros.

O que diz a Bíblia: a cidade santa, a nova Jerusalém descortinada em Apocalipse 21 e 22.

 

O INFERNO: um lugar de óleo fervente e fogo para os não seguidores de Alah.

O que diz a Bíblia: local preparado para o diabo e seus anjos. Apocalipse 19.19-20. Será lançado no “lago de fogo” com todos os seus pertences. Apocalipse 20.13-15.

Palavras de Maomé, ”Eu acredito em Deus, em seus anjos, livros e mensageiros, no ultimo dia, na ressurreição dos mortos, na predestinação por Deus, no bem e no mal, no julgamento, na justiça, no paraíso e no fogo do inferno”.

Estas palavras vem confirmar o que Jesus afirmou em Mateus 24.24 “porque hão de surgir falsos cristos  e  falsos  profetas,  e farão  grandes  sinais  e  prodígios;  de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

MORMONS


Também são conhecidos como IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS, se dizem membros da Igreja de Cristo e usam frases e termos cristãos, mas lançam duvidas sobre as doutrinas básicas do cristianismo. Usam a Bíblia no começo de suas conversas e logo passam a usar o LIVRO DOS MORMONS, que dizem ser o livro fundamental, escrito por seu profeta Joseph Smith Jr. Ele fora orientado pelo anjo Mórmon e descobriu as placas de ouro que continham o mais puro evangelho, cujas palavras foram lidas e transcritas. Tais placas foram devolvidas ao anjo que as guardam a partir de então.

Dizem ser a Bíblia insuficiente e precisam do Livro dos Mórmons e a Versão Inspirada da Bíblia.

 

ALGUNS DE SEUS ENSINOS

 

DEUS o Pai tem corpo de carne e osso e também O Filho de Deus é assim. Usam como fundamento as passagens de Genesis 1.26, Tiago 1.17, Números 13.15, Romanos 1.23-25. Dizem que Deus foi uma criança, elevou-se passo a passo na escola do progresso até o ponto que se encontra agora.

O que diz a Bíblia: Deus é espírito. João 4.24. Deus não evoluiu. Ele é o “Eu sou o que sou”. Êxodo 3.14.

TRINDADE: afirmam existir três deuses.

O que diz a Bíblia  a presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo como unidade no batismo de Jesus. Lucas 3.22.

 

O PECADO: é uma realidade que contribui para impedir ou retardar o desenvolvimento da alma humana.

O que diz a Bíblia: o pecado traz a morte ou separação do homem com Deus. Romanos 5.12, 6.23, Tiago 1.15.

SALVAÇÃO: vem através das obras e pela obediência aos preceitos e às cerimônias da igreja.

O que diz a Bíblia: a salvação só temos em Jesus. Atos 4.12. é o sangue de Jesus que nos justifica. Efésios 1.7.

ESPIRITO SANTO: uma substancia ou força etérea, espalhada no espaço e concedido aos homens pela imposição das mãos de seus sacerdotes.

O que diz a Bíblia: é uma pessoa que não se deixa enganar. Atos 5.3-4. Ele fala e sente. Atos 10.19-20. nos ajuda. Romanos 8.2.6.

 

 

Eles têm milhares de missionários espalhados em dezenas de paises, e são na maioria jovens. Se apresentam como voluntários para o campo missionário e usam suas próprias economias.

ADVENTISTAS

O sabatismo não é uma denominação igual as outras com a única diferença de guardar o sábado  É uma seita falsa que mistura muitas verdades bíblicas  com erros no que se refere as doutrinas cristãs ou interpretações de profecias. Entre as muitas divergências do cristianismo evangélico existem outros pontos de maior destaque:

O SONO APÓS A MORTE: entre a morte e a ressurreição os mortos dormem. Ensinam que após a morte, o espírito que não é uma personalidade, mas apenas um fôlego de vida, desaparece juntamente com o corpo.

O que diz a Bíblia: o espírito estará diante do Senhor. Lucas 16.19-31. II Corintios 5.1-8

O ANIQUILAMENTO DOS IMPIOS: na ressurreição, os justos, aqueles que guardaram o sábado e mais os nove  mandamentos receberão a vida eterna, os ímpios serão julgados e lançados no inferno e extintos.

O que diz a Bíblia: os justos, justificados pela fé em Jesus serão salvos, e os ímpios receberão a punição eterna. II Tessalonicenses 1.8-9. Mateus 25.41-46.

A EXPIAÇÃO: é feita por Jesus e satanás. Usam como referencia Levítico 16 que diz sobre o bode sacrificial e o bode emissário. Dizem que Jesus seria o bode sacrificial e satanás o emissário que levará os pecados dos remidos para o inferno e será aniquilado.

O que diz a Bíblia: a expiação é pela morte. Romanos 3.24-26. I Pedro 2.24.

Remoção pelo perdão. Isaias 43.25. Satanás não será exterminado, sofrerá a morte eterna. Apocalipse 20.10.

LEI MORAL E LEI CERIMONIAL: os dez mandamentos é chamado de Lei Moral, e que a Lei Cerimonial foi abolida por Cristo e  que a Lei moral permanece.

O que diz a Bíblia: quando Jesus deixa os dois maiores mandamentos e que todos os outros se resumem neles, não deixou resquícios para nenhum mais. Ele nunca mencionou sobre moral ou cerimonial e os dois mandamentos citados por Jesus não se encontram nos dez mandamentos, mas em Deuteronômios 6.5 e Levitico 19.18

 

BUDISMO

É uma religião milenar que surgiu na Índia por volta do século V a.C., se espalhou pelo oriente e atualmente “virou moda” e está em grande expansão no ocidente incluindo o Brasil. A principio quando se falava em budista, vinha à nossa imaginação os japoneses, chineses e outros orientais. Seus ensinos lisonjeiros e sedutores conquistaram muitos ocidentais  inadvertidos. I Timóteo 4.1 e II Timóteo 4.3-4

São compostos por várias facções, mas em relação a:

 

 

DEUS: são panteístas, crêem que alem de existirem milhares de deuses, tudo o que representa a natureza é um deus

O que diz a Bíblia: Deus único e verdadeiro, criador do céu e da terra. João 17.3. Apocalipse 4.11

REENCARNAÇÃO: o que é praticado nesta vida passa-se à próxima. Se foi bom vai para um corpo melhor, se foi mau, vai piorando até chegar a ser um inseto.

O que diz a Bíblia: todos nós vivemos e prestaremos conta diante de Deus. Romanos 14.12. aos homens está determinado morrem uma só vez. Hebreus 9.26-27.

AS QUATRO VERDADES:

 

1 – sobre a dor -  tudo o que acontece na vida é dor, o nascimento, a velhice, etc.

 

2 – origem da dor – é devido ao desejo de existir, de procurar qualquer tipo de satisfação.

 

3 – controlar ou suprimir a dor – acabar com o desejo. Renunciar a paixão e não deixá-lo imperar na vida

 

4 –  como fazer para extinguir ou suprimir a dor – seguir oito passos: visões retas, vontade reta, linguagem reta, conduta reta, meios reto de subsistência, esforço reto, reta dedicação e reta concentração.

O que diz a Bíblia: Jesus é a verdade e a vida. João 14.6. Jesus levou sobre si as nossas dores. Isaias 53.4-5.

TESTEMUNHA DE JEOVÁ

 

São muito organizados e fieis aos seus objetivos. Seus ensinos são agradáveis aos ouvidos daqueles que não conhecem o verdadeiro compromisso com Deus. Costumam andar de dois em dois e preferem as casas dos evangélicos, e se apresentam como membros de uma sociedade de estudo da Bíblia. Entretanto, usam a Bíblia apenas para extrair alguns versículos para fundamentar seus ensinos e basear suas falsas doutrinas.

Reúnem-se no Salão do Reino e estudam suas literaturas com afinco que chegam a ser uma lavagem cerebral.

 

Sua tática de conquista consiste em sete passos:

 

1 – colocar livros nas mãos das pessoas

 

2 – segundo contato para encorajamento

 

3 – estudo de um livro da seita, no lar.

 

4 – levar o interessado a um estudo na congregação.

 

5 – levá-lo ao estudo da revista “a Sentinela”

 

6 – encorajamento para participar no treinamento para evangelismo.

 

7 – batismo

ALGUMAS DE SUAS DOUTRINAS

TRINDADE: uma superstição herdada do paganismo egípcio e babilônico. Não existe o termo trindade na Bíblia.

O que diz a Bíblia: ela se encontra no batismo de Jesus Mateus 3.115-18. na ordem de Jesus. Mateus 28.18. na benção apostólica de Paulo. II Corintios 13.13. a palavra Trindade foi utilizada como resumo da atuação do Pai, Filho e Espírito Santo, três personalidades  distintas atuando em um só, chamada Deus e sem estar escrita, vê-se a sua participação atuante no ministério de Jesus Cristo e em toda a vida da Igreja Primitiva.

BIBLIA: não se pode descobrir o plano divino estudando somente a Bíblia que foi editada como tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas e se baseiam nos 6 volumes dos estudos nas Escrituras  que são considerados como melhores que a Bíblia

JESUS CRISTO:  não é Deus, e um ser criado como os anjos e o homem.

O que diz a Bíblia: por meio dele tudo foi criado. Colossenses 1.16. Hebreus 1.2 . os apóstolos o reconhecem como Deus. Romanos 9.5. Filipenses 2.6-11.

SALVAÇÃO: ninguém pode nascer de novo, o sangue de Jesus foi apenas o sangue de um homem. Precisa-se participar de suas reuniões, vender livros, e fora da organização não há salvação

O que diz a Bíblia: o sacrifício de Jesus pagou de uma vez por todas aos nossos pecados. Isaias 53.4-6. I Pedro 2.24.

INFERNO: não existe, o inferno é a morte física ou a sepultura, onde não há sofrimentos e que é um ensino de satanás. pois Deus é amor.

O que diz a Bíblia: é um lugar de castigo eterno. Marcos 9.42-48. lugar de dor e sofrimento. Apocalipse 20.10.

TRANSFUSÃO DE SANGUE: ensinam que não existem corpo, alma e espírito, mas somente corpo e alma, portanto, não podemos passar a outra pessoa, pois o sangue é a alma.

O que diz a Bíblia: o sangue é a vida carnal e que volta para a terra. O que volta para Deus é o espírito. Eclesiastes 12.7.

Só convide para entrar em sua casa se você estiver preparado para levá-lo arrependido a Cristo e tenha paciência, amor e oração. Não discuta nem se zangue, esclareça cada texto isolado que eles apresentam usando só a Palavra de Deus. E nunca prometa ir à igreja.

MAÇONARIA

Embora eles afirmem não ser religião, mas filosofia, em sua declaração no aspecto religioso diz “é um sistema sacramental que, como todo sacramento, tem um aspecto externo e visível, consistente de seu cerimonial, doutrinas e símbolos, e outro aspecto interno, mental e espiritual, oculto sob as cerimônias, doutrinas e símbolos e acessível só ao maçom que haja aprendido a usar a imaginação espiritual e seja capaz de apreciar a realidade vetada pelo símbolo externo.” (Wilmshurst, The Meaning of Masonry)

Suas sedes não são chamadas de igrejas, mas de lojas, onde são realizados seus cultos e exigem de seus adeptos a crença em Deus e na imortalidade da alma.

Seus ensinos são permeados com idéias do judaísmo, paganismo da Babilônia e do Egito, trazendo um grande conteúdo espiritualista.

Seus conceitos e atividades ficam encobertos em uma grande nebulosa de segredos e ocultismo, revelados apenas aos seus seguidores mais graduados.

Seus ensinos são contrários aos de Cristo:

SALVAÇÃO:  afirmam que as boas obras levam a um padrão elevado de moral, pureza e justiça que após a morte lhe garante a entrada na Loja Celestial.

O que diz a Bíblia: a salvação é pela graça. Efésios 2.5-8

SEGREDOS: descumprir o juramento de guardar os segredos pode levar a pessoa a não merecer a soberania moral do Senhor em ocasiões que a Maçonaria venha a exigir.

O que diz a Bíblia: Jesus é luz e seus seguidores também, e não se pode esconder uma cidade  edificada sobre o monte. Mateus 45.14-16.

DEUS   denominam a Deus como o Grande Arquiteto do Universo, mas não aceitam a Trindade e aceitam todos os deuses de todas as religiões.

O que diz a Bíblia: que as três pessoas da Trindade são os construtores e criadores do universo e do homem. Genesis 1.26.

JESUS: dizem que dos 12 aos 30 anos Jesus fora monge no Tibete, no Himalaia onde recebeu todas as instruções sobre as tradições e documentos maçônicos egípcios e que as suas pregações se basearam nesse aprendizado. Como monge, seu nome era Issa.

O que diz a Bíblia: as escrituras não contam nada a respeito desse período da vida de Jesus, entretanto, em Marcos 6.3, no inicio de seu ministério, aos 30 anos, diz que Ele era conhecido como “o carpinteiro” e não como o monge ou o sacerdote, como deveria ser chamado alguém que estivesse em um convento de monges, o que prova que Ele nunca esteve em tal situação.

 

MESSIANICA

Nada tem a ver com o cristianismo e o seu nome não se vincula ao Messias Jesus Cristo. Acham que são os que irão fazer acontecer a mudança e mundo e transformá-lo no Paraíso Celestial.

 

É PROIBIDO PROIBIR, é a tese central. O homem deve fazer tudo o que acha que o realiza.

O que diz a Bíblia: Deus quer que vivamos em santidade. Colossenses 3.

 

JOHREI: dizem que este ato é a canalização da luz divina através de Meshu-Sama, o fundador e deus da organização. O ato de estender a palma da mão sobre as pessoas seria a liberação de todos os males físicos, mentais e espirituais e com esse ato conseguem libertar o homem de toda a miséria de sua vida.

O que diz a Bíblia: Jesus é o libertador. João 8.36. É Ele que faz toda a limpeza. Mateus 10.7-8.

 

OHIKARI: uma espécie de amuleto, que era uma forma de um saquinho de pano, hoje é na forma de uma medalha dourada, que deve se levar junto ao peito, pendurada por um cordão de ouro ou um barbante. Tal peça seria o ponto  onde se canaliza a luz de Meishu-Sama, o deus fundador da seita.

O que diz a Bíblia: Jesus é a luz e não necessitamos de canal. João 12.46

SEICHO-NO-IE

Uma junção equivocada de preceitos xintoísta, budista e cristão, apenas para provar a tese de que buscam a harmonia de todas as coisas e todas as religiões. Ensinam que Cristo, Buda e o xintoísmo do Japão são as manifestações do Deus absoluto chamado Amenominakanushi. Dizem que a seita fora incumbida de transmitir essa verdade única, iluminando e vivificando todas as religiões, complementando os ensinos de Jesus e Buda que não tinham sido completadas.

 

SALVAÇÃO: ser verdadeiramente salvo é entender que a doença se cura, que é possível ter uma vida financeira confortável e consegue-se ter harmonia no lar.

O que diz a Bíblia: Cristo é o Salvador do mundo. João 4.42. Jesus é quem traz a cura e a felicidade. Marcos 5.34.

 

CEU: se compreender que não existe doença, males e dores, o céu se faz aqui mesmo.

O que diz a Bíblia: é um lugar novo preparado para os salvos. Apocalipse 21.

 

PECADO: assim como não existem a doença, os males e a morte, o pecado também é apenas uma ilusão da mente, porque não é criação de Deus.

O que diz a Bíblia: o pecado existe e é Cristo que o tira do mundo. João 1.29.

 

 

CATOLICISMO ROMANO

Após o Pentecostes, os cristãos começaram a pregar o evangelho por toda a parte, as igrejas eram autônomas e guiadas e orientadas pelo espírito Santo, respeitavam também as orientações dos apóstolos. I Corintios 12.13

Dos anos 54 a 311 foram perseguidos pelo Império Romano. A partir de 323 Constantino passou a dominar o Reino e deu liberdade aos cristãos. Determinou que a partir de então o cristianismo seria a religião oficial. Passado o período de poder de Constantino, o bispo de Roma passou a exercer autoridade sobre os demais, por ser a igreja da capital do mundo da época. Com adesão dos oficiais idolatras e não convertidos à religião do Imperador, a igreja  agora denominada católica ou universal passou a sofrer forte influencia dos pagãos e passaram à pratica de culto aos santos, a veneração aos mártires e a homens e mulheres famosos

ALGUNS DE SEUS ENSINOS

VIRGEM MARIA:  ensinam que Maria, a mãe de Jesus continuou virgem após o nascimento de Jesus. Chamam-na de Mãe de Deus e a colocam como intercessora diante de Deus usando como base o acontecimento na festividade do casamento em Caná de Galiléia.

O que diz a Bíblia: Maria teve outros filhos após o nascimento de Jesus. Mateus 13.55

Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens. I Timóteo 2.5

SANTOS: são venerados como pequenas divindades, cuja intercessão é valiosa perante Deus.

O que diz a Bíblia: o sentido de santo para Deus é que todos nos devemos ser santos como ele é santo. I Pedro 1.15-16

PURGATORIO:        existe um lugar onde as almas dos mortos vão purgar seus pecados. E as orações de parentes ou amigos, bem como a missas podem lhes ajudar a aliviar suas penas.

O que dia a Bíblia: que o justo vai para o paraíso e o ímpio para o inferno e de lá não pode sair. Lucas 16.19-31. só pelo sangue de Jesus podemos ser salvos. Romanos 3.24. I João 1.7. e não é demorado ir para lá. Lucas 23.43. Filipenses 1.23

TRADIÇÕES: foram interpretações dos “pais da igreja” ou dos papas e são mais importante segui-las do que o próprio ensino da Bíblia.

 

Datas em que algumas tradições da igreja foram criadas:

 

- doutrina do purgatório – 600 d.C.

 

- começo do papado – 380 a 600 d.C.

 

- veneração de relíquias – 400 d.C.

 

- canonização dos santos – 1.000 d.C.

 

- sacrifício da missa – 1.100 d.C.

 

- sete sacramentos – 1.215 d.C.

 

- transubstanciação – 1.215 d.C.

 

- confissão auricular – 1.216 d.C.

 

- tradição – 1.546 d.C.

 

- infabilidade do papa – 1.870 d.C.

 

- livros apócrifos da Bíblia – 1.547 d.C.

 

- venda de indulgências – 1.563 d.C.

 

- credo do papa Pio IV – 1.560 d.C.

 

- imaculada conceição de Maria – 1.950 d.C.

A Igreja Católica Apostólica Romana surgiu como consequência da continuidade da Igreja

Primitiva, entretanto, foi forjada em historias fictícias, tradições, dogmas pagãos, cultos a deuses estranhos e principalmente em mandamentos de homens, fugindo assim da atuação do Espírito Santo, deixando de ser a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.