Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
CRISTÃO LIGHT CRENTE DESNATADO – capítulo V | Maçãs de Ouro

CRISTÃO LIGHT CRENTE DESNATADO – capítulo V

ISTO QUE E VIDA DE CRENTE!

 

 

Um determinado dia, fazendo a leitura diária da Bíblia, que nesta ocasião era a

II carta do apóstolo Paulo ao seu filho na fé, o jovem Timóteo. Um trecho bastante conhecido de todos e lido muitas vezes, inclusive por mim, mas que ali, diante dos meus olhos, começaram a clarear e desabrochar com as cores divinas de entendimento e discernimento tão agradáveis e marcantes, que não pude resistir de expressar: “ISTO QUE É VIDA DE CRENTE!”.

 

São atitudes que fazem a grande diferença entre “aquele que serve a Deus e aquele que não serve” conforme descreve MALAQUIAS 03. 18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

 

Melhor definindo, são as coisas que divergem de um cristão light ou um crente desnatado de um verdadeiro e ardente discípulo de Jesus Cristo, salvo e justificado pelo Seu sangue.

 

Meu desejo é que essa empolgação atinja também o seu coração, neste momento que estaremos juntos partilhando dessas singelas anotações:

 

1     -  FÉ SINCERA – 1. vs 5 trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti.

 

É aquela convicção de que estou indo e participando dos cultos, pelo ardente desejo de adorar e glorificar a Deus e não para marcar ponto ou presença diante do pastor e da congregação. Não estou indo para uma reunião costumeira, mas, “derramando” a minha alma no altar do Senhor, sem fingimento.

 

2     – AVIVA A CHAMA DO DOM – 1. vs 6 Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.

 

Não deixar que as qualidades, os talentos e em especial os dons do Espirito Santo não fiquem inertes, sem uso, guardados ou “enterrados”, mas estejam produzindo a 100 ou a 60 ou mesmo a 30 por um, não somente para a igreja, mas em primeiro lugar ao Reino de Deus.

 

3     – DEUS NOS SALVOU E NOS CHAMOU PARA A SANTIDADE- 1. vs 9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,

 

Aí é que a sociedade evangélica moderna está deixando a desejar. Porque, existe uma adesão bastante grande às organizações religiosas, não sabemos qual o motivo principal, mas supomos que existem vários impulsos pessoais. Talvez, o desejo de estar inserido em um grupo, ou participar de momentos que os inspira na presença de um ser superior, ou ainda, por sentir a sua alma sendo tratada dos estresses acometidos durante os afazeres diários e extravasar os pesares através dos cânticos de louvor. Não devemos nos esquecer que somos salvos para adorar o Senhor e vivermos em santidade, obedecendo o que Deus diz: sede santos porque Eu sou santo!

 

4     – GUARDA O DEPOSITO ATE AQUELE DIA – 1. vs 12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

 

Existe uma teoria de que uma vez que aceitamos o Senhor Jesus Cristo, estamos salvos para sempre, independente da maneira em que vivemos. Um outro pensamento é de que aqueles que foram escolhidos por Deus, a qualquer momento essa pessoa virá a Deus e jamais será perdido, porque ela foi predestinada para a salvação. Mas o que precisamos ter certeza, é que aquele em quem temos crido, é quem nos ajuda a guardar firmes em nosso propósito de servi-lo até o fim. Ele nos diz: Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.10

 

5     – PROGREDIR NA GRAÇA DE JESUS CRISTO – 2. vs 1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.

 

Todos que nascem, devem progredir em sua vida, crescendo e robustecendo. O individuo que estaciona em seu crescimento estará destinado à paralização e consequente derrota. Também na vida espiritual, devemos almejar sempre crescer a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Só assim alcançaremos o objetivo proposto por Deus e queremos atingi-lo.

 

6     – CONFIAR/INSTRUIR HOMENS FIEIS E IDÔNEOS PARA CONTINUAR  A OBRA – 2. vs 2 e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

 

Nossa tarefa não termina ao atingirmos nossa maturidade. A tarefa a nós determinada é que devemos deixar um legado, ou, como todos os seres devem deixar seus descendentes, a regra de escolhermos os nossos sucessores estão claramente exprimidas nessas palavras. Não podemos passar o bastão da nossa missão a qualquer pessoa, mas sim a homens fiéis e idôneos. Saibamos escolhe-los.

 

7     – EVITA DISCUSSÕES – 2. vs 14 Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes. 2. vs 23 E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas,

 

Não existe necessidade de entrar em discussões para defender o nosso Deus. Precisamos apenas  viver o que Ele propôs para o nosso dia a dia. Assim, o mundo poderá ver a realidade do poder de Deus. Nada melhor que o testemunho real e vivo, para que a sociedade ao nosso redor possa ver a realidade dos ensinos que estamos a predicar.

 

8     – FOGE DAS CONVERSAS TOLAS – 2. vs 16 Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior,

 

Nada impede que tenhamos em nossa vida, momentos de nos alegrarmos, de festa, brincadeira e prazer, mas nestas horas, as palavras usadas devem continuar sendo de santidade e pureza. Nada de palavras torpes e palavrões que venham a difamar o nosso andar com Jesus. Inclusive atentemos para Tiago 3. 3 Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo.
4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.
5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
6 A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
7 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano,
8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.
11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?
12 Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.

 

9     – CORRIGE COM BRANDURA OS ADVERSÁRIOS – 2. vs 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,

 

A mansidão é o fruto que todo o cristão deve apresentar em todos os momentos e em todas suas atividades e atitudes. Ser manso com as pessoas queridas é muito fácil, mas a recomendação que devemos seguir é a de tratar com brandura os nossos inimigos. Tarefa bem mais difícil a ser executada, mas dela depende de nós sermos reconhecidos como “servo bom e fiel”.

10  – BUSCA COM EMPENHO A JUSTIÇA, A FÉ, A CARIDADE E A PAZ – 2. vs 22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

 

E por fim, como que para coroarmos este momento de reflexão, a Palavra nos direciona a nos empenharmos pela luta da justiça, fé, amor e paz. Com pesar temos notado que entre aqueles que se dizem ser ”povo de Deus” existe um emaranhado de intrigas, politicagens, porfias, inimizades, orgulho e até linguagem obscena. É tarefa a nós incumbida, a modificação desse cenário através da prática do amor e oração. Que nos abençoe!