Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
5d – VALE DE HINON | Maçãs de Ouro

5d – VALE DE HINON

VALE DE HINON

 

Jerusalém era muito bem fortificada na antiguidade, pois estava edificada sobre elevações naturais   circundadas por profundos vales com média de 60 m abaixo do nível da cidade. O Monte Moriá era protegido de um lado pelo Vale de Tiropeom e de outro pelo Vale de Cedron e o Monte Sião recebia a proteção pelo lado ocidental pelo Vale de Hinon.

Este é um vale situado a sul de Jerusalém, entre a estrada que vai para Belém e a que vai para o Mar Morto. Estava na divisa entre Judá e Benjamim Josué 15.8 sobe   ainda  pelo  vale  de  Ben-Hinom,  até  a   saliência meridional  do  monte jebuseu (isto é, Jerusalém); sobe  ao  cume  do monte  que  está  fronteiro  ao vale de Hinom  para  o  ocidente,  na extremidade do vale dos refains para o norte;

A cidade pertencia a Benjamin Jeremias 6. 1  Fugi  para segurança vossa, filhos de Benjamim, do  meio  de Jerusalém!  Tocai a buzina em Tecoa, e levantai o sinal  sobre  Bete- Haquerem; porque do norte vem surgindo um grande mal, sim, uma grande destruição., mas não conseguiram conquistá-la em razão de ser uma fortaleza com proteção natural. Foi Davi que pertencia à tribo de Judá, que derrotando os habitantes seculares, conquistou e tomou Jerusalém dos jebuseus II Samuel 5. 6  Depois  partiu  o  rei com os seus  homens  para  Jerusalém, contra os jebuseus, que habitavam naquela terra, os quais disseram  a Davi:  Não entrarás aqui; os cegos e es coxos te repelirão;  querendo dizer: Davi de maneira alguma entrará aqui. 7  Todavia  Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade  de Davi.

Esse fora o motivo do Reino de Judá ser composto das tribo de Judá e Benjamim, contra as dez tribos que se reuniram e formaram o Reino de Israel I Reis 12. 16  Vendo,  pois, todo o Israel que o rei não lhe dava  ouvidos, respondeu-lhe,  dizendo:  Que  parte temos nós  em  Davi?  Não  temos herança  no filho de Jessé. às tuas tendas, ó Israel! Agora olha  por tua casa, ó Davi! Então Israel se foi para as suas tendas. 19  Assim  Israel se rebelou contra a casa de Davi até o dia  de hoje. 20  Sucedeu então que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão  tinha voltado, mandaram chamá-lo para a congregação, e o fizeram rei  sobre todo o Israel; e não houve ninguém que seguisse a casa de Davi, senão somente a tribo de Judá. 21  Tendo  Roboão chegado a Jerusalém, convocou toda a  casa  de Judá  e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil  homens  escolhidos, destros  para a guerra, para pelejarem contra a casa de Israel a  fim de restituírem o reino a Roboão, filho de Salomão. 22  Veio,  porém,  a palavra de Deus a Semaías, homem  de  Deus, dizendo: 23  Fala  a  Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a  toda  a casa de Judá e de Benjamim, e ao resto do povo, dizendo: 24  Assim  diz  o Senhor: Não subireis,  nem  pelejareis  contra vossos  irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a  sua  casa, porque de mim proveio isto. E ouviram a palavra do Senhor, e voltaram segundo o seu mandado.

 

No vale de Hinon, também chamado de Vale dos filhos de Hinon, as crianças eram queimadas  no culto a MOLOQUE II Reis 16. 2  Tinha  Acaz  vinte anos quando começou a  reinar,  e  reinou dezesseis  anos em Jerusalém; e não fez o que era reto aos  olhos  do Senhor seu Deus, como tinha feito Davi, seu pai, 3  mas  andou no caminho dos reis de Israel, e até  fez  passar pelo  fogo  o  seu filho, segundo as abominações dos  gentios  que  o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.

 

Vale de Hinon

No período do rei Josias foi abolida e destruída essa prática IIReis 23. 3  Então  o  rei, pondo-se em pé junto à coluna, fez  um  pacto perante  o  Senhor,  de  andar  com  o  Senhor,  e  guardar  os  seus mandamentos,  os  seus  testemunhos e os seus estatutos,  de  todo  o coração  e de toda a alma, confirmando as palavras deste  pacto,  que estavam escritas naquele livro; e todo o povo esteve por este pacto… 10  Profanou  a  Tofete, que está no vale dos filhos  de  Hinon, para  que  ninguém  fosse passar seu filho ou sua filha pelo  fogo  a Moloque.

Mais tarde foi o lugar onde se queimava o lixo da cidade. A junção desses dois fatos, ou seja, o sacrifício e morte de crianças pelo fogo e a queima do lixo da cidade num ´´fogo que arde dia e noite e que nunca se apaga“, trouxe a idéia da Geena, que é a forma grega do hebraico ge-hinom, que quer dizer “vale de Hinon”. A palavra geena ocorre 12 vezes no Novo Testamento e é traduzida por “inferno”, adotada desde então pela tradição religiosa Mateus 5. 22  Eu,  porém,  vos  digo  que  todo  aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo;  e  quem  disser  a  seu  irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser:  Tolo, será réu do fogo do inferno.