Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
RESTAURA MINHA FAMILIA, SENHOR! – capítulo II | Maçãs de Ouro

RESTAURA MINHA FAMILIA, SENHOR! – capítulo II

RESTAURA MINHA FAMÍLIA, SENHOR!

 

 

 

FOLHAS E FRUTOS

 

Encontramos em Mateus 21.18-20 um dos mais interessantes episódios no ministério de Jesus, quando Ele amaldiçoou uma figueira por não ter encontrado fruto nela.

“18  Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome; 19  e,  avistando  uma  figueira à  beira  do  caminho,  dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe:  Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. 20  Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira?”

 

O que nos chama a atenção, é que o Senhor lançou uma maldição sobre uma inocente planta e então perguntamos: – Será que o nosso Mestre quis demonstrar Seu poder ou colocar para fora sua raiva? Pelo contrário, Ele  passou uma bela lição para nossa vida, o importante é não termos apenas FOLHAS, que representam aparência, precisamos produzir FRUTOS, ou seja, realizações de coisas boas e abençoadas.

 

Muitas vezes em nossa vida familiar, queremos encontrar FRUTOS, entretanto, só conseguimos colher FOLHAS.

 

Algumas vezes, temos a tristeza de encontrar em meio as FOLHAS, alguns frutos amargos, venenosos, que trazem angustia e por vezes morte, física e com conseqüências espirituais.

 

O QUE ACONTECEU COM A MINHA FAMILIA?

 

Esta é a pergunta que muitas vezes fazemos a nós mesmos. Tudo começou parecendo um mar de rosas, mas durante a caminhada, surgiram nuvens escuras e transtornou a família, os relacionamentos foram desmoronando e a situação foi chegando ao insuportável.

 

Muitos cônjuges perderam a comunicação, outros interesses atravessaram seus caminhos. Pais que esqueceram de dar carinho aos filhos. Filhos carentes de atenção e agora expressam suas necessidades através da delinqüência. Cada um dos membros da família freqüenta diariamente ambientes carregados de ares malignos e acabam deixando que suas influências atinjam suas vidas e conseqüentemente trazem-nas para o convívio da família, abalando então a já tão frágil estrutura do lar.

 

O QUE FAZER PARA RESTAURAR MINHA FAMÍLIA?

 

O livro de Juízes nos conta  as diversas fases da vida do povo de Israel. Todas as vezes eles começavam bem, viviam em paz e prosperidade, mas se distanciavam de Deus e em pouco tempo se viam amarrados em escravidão, derrotas e humilhações. Plantavam suas searas, mas eram colhidas pelos inimigos; edificavam suas casas, mas os opressores nelas residiam, seu dinheiro e tudo o que possuíam eram levados pelos invasores. Muitas famílias vivem hoje esta situação.

E então, a nação inteira, esmagada pelo fardo de opressão e dor, começa a orar e clama ao Senhor; jejua e se humilha confessando seus pecados diante do Todo Poderoso, recebe nova oportunidade do Deus que nunca falhou e não falha com o Seu amor.

 

Em Efésios 6.10-20 aprendemos que o grande inimigo das nossas almas é o diabo e ao mesmo tempo mostra as armas espirituais que temos à nossa disposição e no verso 18 vemos: “com  toda  a  oração  e  súplica  orando  em  todo  tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando  com  toda  a  perseverança  e súplica, por todos os santos,”.

Sabemos com toda a certeza que a arma decisiva para todas as situações de adversidade é a ORAÇÃO, mas queremos analisar alguns detalhes em nossa vida:

 

1 – Um dos segredos para uma vida familiar saudável é a COMUNHÃO.

A – Comunhão com Deus – devocional – nossa vida diária com Deus através da

leitura da Bíblia e oração.

B – Comunhão com o cônjuge – saber compreender e ajudar nas horas de

dificuldades ainda que não concordemos com alguma coisa. Entretanto, só

conseguiremos ter comunhão com o cônjuge se tivermos comunhão com Deus.

 

2 – A comunhão só é possível através da COMUNICAÇÃO que é a chave de todo

relacionamento saudável. A vida ou morte, felicidade ou infelicidade dependem de

como nos comunicamos.

 

3 – A LIDERANÇA NO LAR é algo que Deus leva muito a sério. O Senhor deu

habilidades diferentes para o homem e para a mulher e cada um tem um papel na

família, cada um deve liderar de maneira ordenada de acordo com a Palavra de

Deus e de acordo com a vontade e permissão do cônjuge. Ao homem foi dada a

responsabilidade de ser o cabeça do lar, mas Deus constituiu o casamento para

que um dependesse do outro, para que um completasse o outro e não para que um

competisse com o outro. Diz um ditado popular, “O homem é o cabeça e a mulher é

o pescoço.”

 

4 – O DINHEIRO é uma das partes importantes na família. O mau controle das finanças

é um dos fatores que mais contribui para brigas, frustrações e preocupações no lar.

Cada  lar deve aprender a viver com o que ganham, controlando os impulsos na

compra de supérfluos. É preciso buscar sabedoria em Deus para não cair em

armadilhas nos gastos.

 

5 –  O SEXO NO CASAMENTO é uma bênção de Deus para o homem e a mulher que

estão casados. Quando o relacionamento é governado pelo amor “ágape” que é o

amor de Deus, qualquer problema pode ser superado e todos os pensamentos e

desejos impuros são vencidos. A comunhão aumenta e cresce o amor e a pureza

em suas vidas.

 

6 – CRIAR E DUCAR OS FILHOS -  Os pais são os sacerdotes (ministradores) do lar.

 

“Criar” quer dizer: orientar, nutrir, suprir as coisas básicas para o crescimento

espiritual e material dos filhos.

a – “Disciplinar”. A maneira como os pais agem e se amam, formam a impressão

de como Deus é na mente dos filhos. Disciplina também é treinamento, é

discipular, ou seja, viver de tal forma que o discípulo sinta o desejo de viver e

praticar a vida como o seu líder vive.

Não é papel da igreja ou do pastor, mas dos pais que devem instruir diariamente

no caminho do Senhor através de culto doméstico, leitura da Bíblia e oração.

b – “Admoestação”. É muito importante para os filhos. Os pais devem aprender a ser

exemplo para eles, disciplinando-os com amor Depois de ensinados 3 ou 4

vezes, se voltar à desobediência, entra a disciplina com amor.

Os pais não têm o direito de provocar a ira dos filhos, nem incentivar um

comportamento que desagrada a Deus. Eles devem reconhecer que os filhos

pertencem a Deus e crer que Deus pode dar salvação para toda a família,

sempre através da oração e exemplo de vida.

 

 

COMO ALCANÇAR A BÊNÇAÕ?

 

Todos os grandes e poderosos acontecimentos no meio do povo de Deus foram respostas de oração de alguém que buscou o Senhor com fé e determinação.

A oração transforma uma  derrota em vitória; muda a amargura em amor; dá poder sobrenatural para enfrentar todas dificuldades.

As portas são abertas, chegam os livramentos, as libertações e teremos coragem para tomarmos as decisões necessárias. Tudo está debaixo do poder de Deus, as doenças, os problemas psicológicos, emocionais e familiares, os vícios e os relacionamentos. A oração nos capacita a usar esse poder.

 

Louvar a Deus e agradecê-Lo pelas bênçãos recebidas, adorá-Lo em espírito e em verdade é uma grande arma para vencer os problemas.

Louvar a Deus significa que reconhecemos a soberania e o Seu poder, por isso O agradecemos.

Muitas pessoas aprenderam a louvar a Deus pelas circunstâncias em que se encontravam e obtiveram resultados abençoados e por conseqüência sua fé foi aumentada.

Quando louvamos a Deus sinceramente, algo acontece, o seu poder penetra na dificuldade e o Senhor opera uma mudança em nós ou nas circunstâncias que nos cercam. Brotam a alegria e felicidade em meio a uma situação que antes nos parecia terrível.

Deus tem um plano perfeito para a vida da nossa família, os passos para essa direção estão em tomarmos posição em relação às faltas e pecados, confessando-os; tomando as decisões corretas que estão ao nosso alcance; buscando a sabedoria de Deus diariamente através da Sua Palavra; entregando-se nos braços do Senhor clamando em oração e louvando a Ele por todas as maravilhas que já nos tem proporcionado e que estão reservados para nós, são atitudes que certamente nos conduzirá  ao CAMINHO DA VITÓRIA