Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
ORAÇÃO EM TAÇAS DE OURO – capítulo II | Maçãs de Ouro

ORAÇÃO EM TAÇAS DE OURO – capítulo II

VIVENDO JUNTO A FONTE

 

 

O primeiro pensamento que vem na nossa mente, quando falamos sobre oração é a oração do Pai Nosso. Nada contra, pelo contrario, essa é a oração magistral do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, feita, não apenas para contatar com o Senhor Nosso Deus, mas foi proferida para servir como modelo para a nossa conversação com o Nosso Pai.

 

Conforme já acabamos de expressar, a oração tem como premissa básica, mantermos um diálogo com Deus. Veja bem, dissemos diálogo, o que põe por terra todas as rezas, mantras, recitações, terços e orações com o cunho de dizer palavras, que algumas vezes, são verdadeiros discursos.

Em algumas orações, temos o costume de falar, falar. falar, pedir, pedir, pedir, reclamar, reclamar, reclamar e antes que o Nosso Interlocutor tenha tempo de dizer qualquer palavra, simplesmente batemos o “telefone” com um sonoro “AMEM”.

Ao nos portarmos dessa maneira, o nosso aguardo pela resposta pode não ser bem sucedida, porque, de acordo com o que já vimos, aquela oração deixou de ser diálogo e passou apenas a ser um monólogo, portanto, a resposta devemos esperar que venha da nossa própria pessoa.

 

 

PREPARAÇÃO DO CAMINHO DE DEUS

 

Sempre pensamos que Deus faz tudo segundo a Sua vontade. Sem dúvida, isto é correto. Entretanto, é somente um lado da verdade, não a verdade toda. Deus opera segundo a Sua vontade – certamente este é o Seu princípio; mas quando Ele opera, sempre espera que os Seus filhos expressem sua simpatia para com a Sua vontade mediante a oração, antes que ele faça qualquer coisa.

A locomotiva tem poder e é capaz de correr milhares de quilômetros por dia. Mas se não existirem trilhos, não poderá avançar um centímetro sequer. Se quiser se mover sem eles, logo afundará na terra. Pode percorrer grandes distâncias, mas não pode andar onde não existem trilhos. Assim é a relação entre a oração e o trabalho de Deus.

Não há dúvida que Deus é Todo-poderoso e opera com todo o Seu poder, mas, muitas vezes, não trabalhará se você não trabalhar com Ele em oração, se não preparar o caminho para a Sua vontade, e orar “com toda oração e súplica” para dar-lhe capacidade de operar. (Ef. 6:18)

Como Deus precisa de homens e mulheres para trabalhar com ele! Verdadeiramente ele tem a Sua própria vontade, mas deseja que os homens peçam segundo a Sua vontade.

 

COMO CONHECER A VONTADE DE DEUS?

 

É através de freqüente e dedicada leitura da Bíblia que Deus se revelará a nós. Este é o meio que dispomos para aprender a conhecer o pensamento de Deus, com o fim de orientar as nossas vidas. Claro que sempre teremos fraquezas e limitações, pois somos humanos, mas Deus é fiel, e em Sua fidelidade nos ensina a orar. Veja Mt 6:5-13.

 

 

 

E também, a oração não é o encontro de dois amigos nem o de um homem bondosos com um mendigo, ou ainda, o encontro do comandante com seu subordinado. Não é, tão pouco, o encontro de um Deus que tudo pode com homens a tudo quer, nem o encontro de um pai que agüenta tudo com o sei filho teimoso.

A oração é o ato através do qual:

1-    a criatura encontra o seu Criador;

2-    um pecador encontra o Deus Justo e Santo,

3-    um filho querido encontra o seu Pai.

São três maneiras de entender algo tão empolgante, mas que, para uma melhor compreensão, vamos analisar separadamente.

 

I – A CRIATURA PERANTE O SEU CRIADOR

Uma distância infinita separa o Criador Soberano do ser por Ele criado. A

compreensão da grandiosidade infinita de Deus e o sentimento da nossa fraqueza são as marcas indispensáveis a um verdadeiro espírito de oração. Confiar como uma criança e ter a humildade de um ser criado, são dois sentimentos que se completam e se enriquecem mutuamente. (Ec 5:2 Ex 3:6)

 

II – O PECADOR DIANTE DO DEUS JUSTO E SANTO

Em Lucas 18:13, podemos ver que um publicano, estava em atitude de verdadeira oração. Estava na presença do Deus invisível, e Deus estava junto a ele. Era tão real a Sua presença, que o pecador não ousava sequer levantar os olhos. Batendo no peito, murmurava a única oração que convinha ao homem consciente da santidade divina e do seu próprio pecado: “ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Era tudo o que ele podia dizer, porque, na presença de Deus, todo o seu pecado lhe acusava.

 

III – O FILHO EM COMUNHÃO COM O PAI

O amor paterno enche o coração do filho. A oração é o lugar do encontro de amor entre o pai e o filho querido. Uma oração verdadeira manifesta com o máximo de perfeição este profundo este sentimento.

Apesar da nossa fraqueza, do nosso pecado, da nossa indignidade, Deus nos transformou e Seus filhos. (João 1:12 – I João 3:2)

 

E QUAIS SÃO OS PODERES DA ORAÇÃO?

 

A oração transforma o derrotado em vencedor; a amargura em amor; dá poder sobrenatural para suportar tudo – uma circunstância difícil ou até mesmo a rotina.

Orar nos dá coragem para defender o que é certo e ajudar aos que estão necessitados; abre-nos as portas da vida eterna, nos livra e nos protege.

“A oração pode fazer acontecer tudo que Deus tem capacidade da fazer.”

As doenças, os problemas psicológicos, emocionais e familiares, os vícios, a situação mundial, os relacionamentos; tudo está debaixo do poder de Deus e a oração nos capacita a usar esse poder.

Podemos orar quando estamos em perigo, desanimados, tristes, rejeitados e sozinhos.

Precisamos ter a consciência do que pode acontecer quando oramos: não há nada que esteja fora do nosso alcance, nada que não possamos mudar.

A oração transforma pessoas comuns em gigantes espirituais. Os frutos do Espírito são qualidades que cultivamos através da oração.

É pela oração que desenvolvemos a sabedoria, a coragem e boas idéias.

Quando oramos, Deus faz jorrar sobre nós  Suas fontes inesgotáveis de riquezas celestiais. A oração é a chave para abrir as portas de seus infinitos depósitos espirituais sobre as nossas vidas.

Ao orarmos recebemos o poder para amar nossos inimigos. Ela nos ajuda a mudar não somente a nossa situação, mas a de outras pessoas. É a arma para trazer vitória para o nosso lar, reerguer nossa família, reestruturar nossos filhos, consolidar nossas finanças, materializar nossos sonhos, reascender as esperanças e começarmos vida nova com Jesus.

Precisamos aprender a tomar posse das provisões de Deus para as nossas necessidades. A oração é o nosso mais alto privilégio, nossa responsabilidade mais séria, o maior poder que Deus colocou em nossas mãos.

A verdadeira oração é o mais nobre, o mais sublime, o mais admirável ato que a criatura, o pecador, e o filho de Deus podem praticar.