Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
ORAÇÃO EM TAÇAS DE OURO – capítulo I | Maçãs de Ouro

ORAÇÃO EM TAÇAS DE OURO – capítulo I

CONVERSANDO COM DEUS

 

É inerente no ser humano a comunicação oral, ou seja, a troca de palavras, ou ainda, o parlamentar, conversar, se expressar e trocar ideias através de sons organizados, emitidos e recepcionados pelo individuo. Desde a criação, Deus usou desse mecanismo para entrar em contato com a sua criatura.

Podemos ler em Genesis 3. 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?
10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

Vemos ainda, que o homem e a mulher, as glorias de Sua criação, foram os únicos dotados por essa magnifica aptidão.

 

Em relação à ORAÇÃO, temos o significado de orar no dicionário web. v.i. Fazer oração, rezar. Pronunciar um discurso, falar em tom oratório; pregar. V.t. Pedir, rogar em oração,

e no Dicionário inFormal online de Português, Oração é: Aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou pensamento.

 

Para nós, adoradores de Deus, vamos definir então ORAÇÃO = CONVERSAR COM DEUS. Não é simplesmente falar, é manter diálogo com Deus.

 

Em Mateus 6:5-8, Jesus nos ensina sobre a oração. Ele “passou” alguns segredos para alcançarmos bom êxito nessa tarefa. No verso 5 Ele disse: “quando” orardes e não “se” orardes, significando que a oração faz parte da vida com Cristo e que se foi Ele quem nos ensinou, então é de suma importância.

 

Entretanto:

1 – não devemos ser como os hipócritas (5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.) pessoas que oram na frente dos outros para aparecer e oram com palavras bonitas para impressionar os outros.

2 – não devemos ser como os gentios (7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
) pessoas que usam repetições sem sentido.

3 – devemos nos colocar “a sós” com Deus, porque:

a – isso tira a tentação de impressionar os outros. Algumas orações são feitas para agradar ouvidos humanos, com palavras elegantes e complexas.

b – ali podemos demonstrar nosso amor, assim como gostamos de estar a sós com quem amamos.

c – também demonstramos que queremos conhecê-Lo melhor

 

ENTÃO, O QUE DEVEMOS FAZER NA ORAÇÃO? (Mateus 6:9-15)

 

Primeiramente, CONFESSAR

A – O vs. 12 ensina que devemos pedir perdão pelos nossos pecados, assim como perdoamos os que pecam contra nós. ( e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;)

B – os vs. 14-15 ensinam que Deus leva muito a sério nosso perdão aos outros

quando Ele vai nos perdoar porque Ele é fiel e justo. (Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas).  

C – Sl 32:3-4 ensinam que o pecado oculto (não confessado) acaba com a nossa vida (Enquanto guardei silêncio,- não confessei meus pecados – consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.)

D – Confissão tira qualquer barreira de nossa comunhão com Deus

 

TEMOS VÁRIOS TIPOS DE ORAÇÃO

 

ADORAÇÃO (Mt 6:9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;) É reconhecer e dizer quem Deus é para nós (Pai, amigo, Rei, Senhor, etc.) Glorificar em oração é honrar a Deus pelo Seu poder.

 

LOUVOR – É a nossa gratidão pelo que nos dá e faz por nós, em todos os momentos da nossa vida (Ef 5:20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, e I Ts 5:18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.).

 

INTERCESSÃO – É o privilégio de interceder pelos outros, inclusive os governantes, pedindo que Nosso Pai atenda as necessidades deles também. (I Tm 2:1-2 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.).

 

PETIÇÃO – É quando nós devemos tratar as nossas necessidades (Fl. 4:6-7 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.).

1 – devemos orar e pedir a Deus sobre todas as coisas

2 – Devemos orar esperando a resposta e agradecer com antecedência

3 – devemos pedir paz a aceitar a vontade de Deus

a – Pedir em nome de Jesus, reconhecendo que é a obra dEle que nos autoriza a aproximarmos do Pai (João 14:13-14 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. e 16:23-24 Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo.).

b – Aceitar a vontade de Deus (Mt 6:10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; e Mc 14:36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres.)

c – Pedir com fé, sem duvidar (Mt 21;22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. e Tg 1;6-8 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.)

d – Eliminar os obstáculos, desobediência, egoísmos, falta de perdão, ídolos, etc. Nosso pecado impede que a oração chegue até Deus.

 

COMO DEUS RESPONDE?

 

A – SIM   -       Veja o caso de Elias (Tg 5:17-18 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.
18 E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto
) e (Mt 7:7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.).

 

B – NÃO  -       Às vezes, nossas petições nos são negadas porque sua concessão nos traria danos (Tg  4:3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.) ou   porque nosso pecado nos impede de chegarmos a Deus.

 

C – ESPERE – A resposta pode ser demorada, como um meio de disciplina espiritual para nos ensinar humildade, paciência e esperança; pela força das circunstâncias ou pelo tempo (I Sm 1:5 porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.,10,11 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.,20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.)

 

D – TENHO ALGO MELHOR PARA VOCÊ – Pedimos para sermos livrados de um peso, Deus responde de outra forma, nos dá paciência fortaleza para suportar. Pedimos para nos livrar dos conflitos, mas Deus dá poder para pelejar a boa batalha da fé (Dn 6 19 Então o rei se levantou ao romper do dia, e foi com pressa à cova dos leões.
20 E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Ó Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21 Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre.
22 O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.)