PRA QUE SERVE UMA ARVORE – capítulo VI – final

ATALIA VERSUS JEOSABEATE

 

II Crônicas 22.10-12 “Vendo  Atalia,  mãe  de Acazias, que seu  filho  era  morto, levantou-se e destruiu toda a estirpe real da casa de Judá. Mas Jeosabeate, filha do rei, tomou Joás, filho de  Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei, que estavam para ser mortos, e  o pôs  com a sua ama na câmara dos leitos. Assim Jeosabeate,  filha  do rei Jeorão, mulher do sacerdote Jeoiada e irmã de Acazias, o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou. E  esteve com eles seis anos, escondido na casa de  Deus;  e Atalia reinou sobre a terra.”

 

Atalia cujo significado, forte é o Senhor, era filha do casamento do rei Acabe com a perversa Jezabel e apesar de ter um nome tão magnífico, foi uma mulher ímpia e fortaleceu a idolatria no reino de Judá.

 

Para este estudo, fizemos uma relação do que Atalia pode representar na vida de uma pessoa:

- um coração enganador..

- um coração egoísta.

- um coração invejoso.

- um coração usurpador.

- um coração idolatra.

- um coração dominado pela luxuria

- um coração dominado por aquele que vem matar, roubar e destruir.

 

Com perversidade, apenas comparável ao de sua mãe, Atalia tomou atitudes horrendas e atrozes.

 

1 – destruiu toda a descendência real, conforme relata o versículo 10. Podemos usar este fato como exemplo do inimigo de nossas almas, que veio para matar, roubar e destruir, querendo desfazer a alegria do coração que um dia, aceitou Jesus e se tornou herdeiro da família real celestial.

 

2 – roubou a gloria da família real, assim como o tentador deseja roubar a glória de Deus. Por esse motivo já foi derrubado uma vez. Isaias 14.123 a 15 “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva!  como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E  tu  dizias no teu coração: Eu subirei ao céu;  acima  das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação  me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante  ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo”

 

3 – usurpou o trono. É comparável a permanente ansiedade de satanás em usurpar ou roubar o trono e o poder de Deus.

 

4 – arruinou a casa de Deus. II Crônicas 24.7 “Pois  os  filhos  de Atalia,  aquela  mulher  ímpia,  tinham arruinado  a casa de Deus; e até empregaram todas as coisas  sagradas da casa do Senhor no serviço dos baalins.”

Hoje, a batalha constante de arruinar o povo remido pelo sangue de Jesus, que é a igreja ou casa de Deus, continua. Isto está claro em I Pedro 5.8 e 9 “Sedes sóbrios, vigiai. O vosso  adversário, o  Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao  qual  resisti  firmes  na  fé,  sabendo  que  os  mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.”

 

 

Quem era Jeosabeate (o Senhor jurou).

Uma pessoa pouco conhecida, seus magníficos feitos não foram alardeados e devidamente homenageados, porque sua honrosa atitude teve que ser executada em surdina, ou às escondidas.

Ela era filha do marido de Atalia e casada com o sacerdote Joiada, um grande homem de Deus.

Naquela ocasião em que Atalia destruía todos  da descendência real, porque se não tivesse alguém para ocupar o trono, automaticamente ela, como rainha mãe, assumiria o poder (ela foi a única mulher a ocupar o trono de Judá), entretanto, Jeosabeate conseguiu acolher um bebê e o escondeu das mãos destruidoras de Atalia.

 

Que lição podemos tirar sobre a vida de Jeosabeate?

 

Ela pode representar

- um coração firme em Deus.

- um coração corajoso para enfrentar o mal, o pecado.

- um coração com vontade de restabelecer a família real.

- um coração determinado em se colocar ao lado de Deus.

 

Conseguimos ver essa mulher, como a formula de um crente que busca intensamente a presença do Senhor.  Aquele que em todos os momentos, quer seja na hora da benção ou de lutas e dificuldades, na hora da prova, continua com o seu coração “firme nas promessas de Jesus”.

Além de não se deixar abalar pelas forças malignas que o persegue constantemente, ele enfrenta o mal e o pecado confiante no que diz em I Coríntios 10.12 a 14 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. Não vos sobreveio  nenhuma  tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima  do  que  podeis resistir, antes com a  tentação dará também o meio de saída, para que a  possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria.”

Também continua alicerçado nas promessas do Pai no que toca a filiação e herança do reino celestial por meio do Senhor Jesus. Gálatas 4. 6 e 7 “E, porque  sois  filhos, Deus  enviou  aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Portanto já não és  mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.”

E assim, quem é de Deus, se coloca ao lado de Deus.

 

Concluindo o nosso estudo, observamos que Atalia  morre, punida pelo povo que se uniu para servir a Deus  II Crônicas 23. 14 e 15 “Nisso o sacerdote Jeoiada trouxe para fora os centuriões que estavam  sobre  o  exército  e  disse-lhes:  Trazei-a  por  entre  as fileiras,  e  o que a seguir seja morto à espada.  Pois  o  sacerdote dissera: Não a mateis na casa do Senhor. Então  deitaram  as mãos nela; e ela foi até  a  entrada  da porta dos cavalos, que dá para a casa do rei, e ali a mataram. “  

 

 

Por sua vez, Jeosabeate, com sua decisão fez renascer a família real, cuidou, juntamente com o sacerdote Joiada, da vida física e espiritual do novo rei e isso  resultou  num dos maiores avivamentos da nação de Judá,

Por conseqüência, o templo foi reconstruído, a nação voltou a ser o povo de Deus.

 

O desafio está lançado, vamos ser uma Jeosabeate para sermos usados nas mãos de Deus.

 

 

 

 

A arvore que não produzir fruto será cortada e lançada no fogo.