Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
OBREIRO APROVADO – capítulo IV | Maçãs de Ouro

OBREIRO APROVADO – capítulo IV

OBREIRO AGUIA

II TIM 2.1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em  Cristo Jesus;

2  e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o  a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. e

3  Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.

4  Nenhum soldado em serviço se  embaraça  com  negócios  desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

5  E também se um atleta lutar nos  jogos  públicos,  não  será coroado se não lutar legitimamente.

O lavrador que trabalha deve ser  o  primeiro  a  gozar  dos frutos.

7  Considera o que digo, porque o Senhor te  dará  entendimento em tudo.

 

15  Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como  obreiro que não tem de que se  envergonhar,  que  maneja  bem  a  palavra  da verdade.

16  Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os  que  delas usam passarão a impiedade ainda maior,

17  e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os  quais estão Himeneu e Fileto,

18  que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns.

19  Todavia o firme fundamento de  Deus  permanece,  tendo  este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor.

A águia é considerada na

Bíblia como um animal sagaz,

altivo, presente nas maiores

alturas e de lá vislumbra

largos horizontes. Uma ave

que é facilmente lembrada

como símbolo de autonomia e

vitórias, tanto que, os

americanos e vários outros

paises utilizam em seus

símbolos patrióticos a figura

de uma águia.

 

Também na própria palavra de Deus ela é referida em diversas passagens e sempre imprimindo sentimentos de lutas vitoriosas e simbolizando incansável coragem. Isaias 40: 31  mas  os  que  esperam no Senhor renovarão  as  suas  forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”.

Ela tem uma representatividade tão forte como lutadora e tenacidade, que é usada como exemplo na Bíblia mais de trinta vezes.

O obreiro de Deus deve se posicionar no mundo espiritual usando os exemplos da coragem, força e visão da águia para ser um verdadeiro vencedor.

 

As Escrituras nos coloca nessa posição quando em Romanos 8:37 declara

“Mas em  todas  estas  coisas  somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.”

Isso não quer dizer que somos invencíveis pela nossa própria natureza, de modo algum, isto nos alerta para que a cada dia nos fortifiquemos em Cristo.

Todo ser humano luta para alcançar algum tipo de vitória. E a vida dos cristãos é de constante lutas, porém, sem lutas não há vitórias.

 

Segundo os ensinos de Cristo, seus verdadeiros seguidores tem compromissos para cumprirem, as quais podemos ver:

 

1 – Levar a sua cruz. Mateus 16: 24  “Então disse  Jesus  aos seus discípulos:  Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;

25  pois,  quem  quiser  salvar  a  sua  vida  por  amor  de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.”

 

2 – Ter forças. Pois o reino do céu é ganho a força. Mateus 11: 12 “ E desde os dias de João, o Batista, até agora, o  reino  dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto.”

Não quer dizer que a salvação se alcança pelo esforço, pois ela é pela graça de Deus, através da morte do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário. Mas, precisamos lutar contra as forças do mal e resistirmos nas tentações.

 

3 – Não ignorar o reino das trevas, porque o diabo veio para matar, roubar e destruir. . II Corintios 2: 10 “ E a quem  perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado,  por  causa  de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não  leve  vantagem sobre nós;

11  porque não ignoramos as suas maquinações.

João 10: 10  “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

 

4 – Reconhecer a Soberania e o Poder de Deus sabedores que somos que Cristo veio para que tenhamos vida. João 10:10b “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

 

II TIMOTEO 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

 

O LIDER DE DEUS  deve se apresentar a Deus aprovado, sem ter do que se envergonhar e manejando bem a Palavra da Verdade.

 

 

Paulo passou para o seu discípulo Timóteo, um ensino, que talvez seja a mais rica e importante para um alguém que procura ser um bom Líder ou Obreiro.

 

Um obreiro aprovado se entende por um servo de Deus que:

 

a)    Gosta do que faz, sente prazer e alegria no serviço do Mestre.

 

b)    Está sempre pronto a servir, ainda que tenha dificuldades na realização do que faz.

 

c)    Tem prioridades – não se enche de cargos, serviços, dos quais não dá conta.

 

d)    Ele tem comunhão com Deus através da oração, sendo vigilante e pela leitura e estudo da Palavra de Deus, sendo obediente a ela.

 

O obreiro aprovado tem ainda ardendo em seu coração, a disposição de servir ao Senhor através da convivência ou testemunho de sua vida pessoal

Por isso ele procura:

 

1 – Ter uma vida familiar boa, controlada, buscando a santificação a cada dia. O que também significa, ter respeito pela esposa ou esposo e filhos tratando-os como verdadeiras dádivas de Deus, que estão sob sua responsabilidade e que o Senhor um dia pedira contas a esse respeito.

Existem alguns obreiros que aparentam levar uma vida espiritual elevada mas esquece da família. I Timóteo 5.8 traz uma mensagem bastante forte, quando diz “Mas, se alguém não cuida dos seus, e  especialmente  dos  da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.”

 

Para que tenha uma família que agrada os olhos de Deus deve-se desenvolver um relacionamento afetuoso e paternal, dando à esposa e filhos tempo específico através da conversação, do culto domestico e dando cuidados específicos nas áreas espirituais e materiais, pois os pais são os sacerdotes ou pastores do lar.

 

2 – Se atualizar ou reciclar seus conhecimentos bíblicos,  participando de cursos, leitura de livros e outros materiais evangélicos.

 

3 – Procurar alguém de confiança, que tenha uma vida com Deus e que seja um amigo idôneo, para orar e compartilhar seus problemas e dificuldades. .

 

É indispensável para o obreiro aprovado procurar e receber cobertura espiritual, porque é impossível um  lutador ou guerreiro enfrentar sozinho um exercito, mas o primeiro passo para toda essa carreira é obvio que ele deve ter a certeza da salvação.

Em seguida, o passo desse guerreiro é saber perdoar, ter um coração sem mágoas, iras, raivas e contendas. Viver na paz de Deus com todos.

A vitória nessa luta também está ligado à submissão ao Pastor da Igreja e aos seus líderes ao qual é subordinado (no Senhor) e deve participar dos cultos de oração para ser fortalecido. Quem ministra, deve ser ministrado. Quem dá, deve receber a Palavra (alimentar o espírito)

Independentemente de cargo ou trabalho que faz na igreja, todo seguidor de

Cristo, aquele que quer obedecer a Jesus, necessita saber bem o que diz Oseias 4: 6 “ O  meu  povo  está  sendo  destruído,  porque  lhe  falta  o conhecimento.  Porquanto  rejeitaste  o conhecimento,  também  eu  te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que  te buscar “.

Não apenas o obreiro aprovado, mas todos os demais membros da igreja de Cristo tem importantes responsabilidades e:

 

a)    Deve participar da Escola Bíblica ou discipulado (pelo menos)

 

b) Deve amar o próximo como a si mesmo – Mateus 22: 37  “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

38  Este é o grande e primeiro mandamento.

39  E o  segundo,  semelhante a este, é:  Amarás ao teu  próximo como a ti mesmo.

 

Na pregação do evangelho é muito importante aprender a amar o nosso próximo, o que não é fácil, mas Deus é amor, amou o mundo, os bons e maus, ao ponto de mandar Jesus para morrer por nós.

Se Jesus está em nós, ele nos concederá do Seu amor – I João 4: 8  “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

9  Nisto se manifestou o amor de  Deus  para  conosco:  em  que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo,  para  que  por  meio  dele vivamos.

10  Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação  pelos nossos pecados.

11  Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos  amar-nos uns aos outros”

Efesios 5: 1 “ Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;”

 

Um bom exemplo de amar as pessoas está em.Lucas 10: 33  “Mas um samaritano, que  ia  de  viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;

34  e  aproximando-se,  atou-lhe   as  feridas,  deitando  nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre  a  sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.

35  No dia  seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais,  eu  to  pagarei quando voltar”

 

O obreiro aprovado tem visão de águia, consegue enxergar longe e pressentir as necessidades da família, da igreja e do povo.

O obreiro aprovado tem a coragem da águia, não fica indeciso em auxiliar a resolver as dificuldades e problemas da família, da igreja e do povo.

O obreiro aprovado tem a velocidade da águia, não deixa para depois o que pode se fazer hoje nas atividades da família, da igreja e do povo.

O obreiro aprovado tem o cuidado da águia pelos filhos, não se negligencia em suas responsabilidades em amar e não esquece da sua família, a igreja e o povo.

O obreiro aprovado procura alimento como a águia, não mede distancia para adquirir conhecimentos bíblicos para ensinar sua família, a igreja e o povo.

O obreiro aprovado está sempre atento como a águia, não se deixa enganar com as ofertas mundanas e cuida para não entrar mundanismo em sua família, na igreja e ajuda o povo a adquirir sabedoria espiritual

O obreiro aprovado é de Deus!