Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
3a – RIO JORDÃO | Maçãs de Ouro

3a – RIO JORDÃO

RIO JORDÃO

Local de batismos

Principal rio de Israel,  nasce no monte Hermon, atravessa os lagos Hulé e da Galiléia e corta toda terra da antiga Palestina até depositar todo o seu volume de água no Mar Morto. O Jordão faz muitas curvas, estendendo-se por mais de 200 km numa distância de 112 km, entre o lago da Galiléia e o mar Morto. Tem a profundidade de um a três m e a largura média de 30 m. Na maior parte de seu curso, o rio encontra-se abaixo do nível do mar, chegando a 390 m abaixo deste nível ao desembocar no mar Morto. Hoje, o rio Jordão é importante fator de cultivo, tanto para Israel na margem direita, quanto para a Jordânia na margem esquerda. Ambos necessitam de suas águas para irrigar suas plantações nas terras ressequidas do deserto.

No passado, o Jordão participou de vários episódios bíblicos desde:

Ló – (Gênesis 13.10) Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que  era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma  e Gomorra),  e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito,  até chegar a Zoar.,

Marcos 1.9-11 em vários idiomas, na entrada do local de batismos

Jacó – (Gênesis 32.10) Não  sou digno da menor de todas as tuas beneficências e  de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos.,

Josué – (Josué 1.11) Passai  pelo  meio do arraial, e ordenai ao  povo,  dizendo: Provede-vos  de  mantimentos, porque dentro de três  dias  haveis  de atravessar  este  Jordão, a fim de que entreis para  tomar  posse  da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes. ,

Elias e Elizeu – (II Reis 2. 7)  E  foram cinqüenta homens dentre os filhos dos  profetas,  e pararam  defronte  deles,  de longe; e eles  dois  pararam  junto  ao Jordão. 8  Então Elias tomou a sua capa e, dobrando-a, feriu as  águas, as  quais  se dividiram de uma à outra banda; e passaram ambos  a  pé enxuto. 9  Havendo  eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me  o  que queres  que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse  Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito.

Naamã -  (II Reis 5.14) Desceu  ele,  pois,  e mergulhou-se no  Jordão  sete  vezes, conforme  a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como  a carne dum menino, e ficou purificado.,

No episódio de Elizeu e Naamã, vemos um terceiro personagem que incomodamente se compara a muitas pessoas em nossos dias. Geazi, o servo de Elizeu, ultrapassou os limites de sua responsabilidade no trabalho de representar Deus e requereu benefícios para usufruto particular II Reis 5. 20  Quando  Naamã já ia a uma pequena distância, Geazi, moço  de Eliseu,  o  homem de Deus, disse: Eis que meu senhor  poupou  a  este sírio  Naamã, não recebendo da mão dele coisa alguma do  que  trazia; vive  o Senhor, que hei de correr atrás dele, e receber  dele  alguma coisa. 21  Foi, pois, Geazi em alcance de Naamã. Este, vendo que  alguém corria  atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo, e  perguntou:  Vai tudo bem? 22  Respondeu  ele:  Tudo  vai  bem.  Meu  senhor  me  enviou  a dizer-te:  Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos  filhos dos  profetas  da  região  montanhosa de Efraim;  dá-lhes,  pois,  um talento de prata e duas mudas de roupa. 23  Disse Naamã: Sê servido de tomar dois talentos. E instou com ele,  e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas  mudas de  roupa,  e pô-los sobre dois dos seus moços, os quais  os  levaram adiante de Geazi. 24  Tendo  ele chegado ao outeiro, tomou-os das mãos deles e  os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e eles se foram. 25  Mas  ele  entrou  e  pôs-se diante de  seu  amo.  Então  lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma. 26  Eliseu  porém, lhe disse: Porventura não foi contigo  o  meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era isto ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas,  ovelhas e bois, servos e servas? 27  Portanto  a  lepra  de   Naamã  se  pegará  a  ti  e  à  tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele  leproso, branco como a neve.

Hoje, temos alguns ´´servos de Deus“ que estão se preocupando demasiadamente com as recompensas terrenas para satisfação própria. A arrecadação ou a renda tem se tornado mais importante que as almas e o pastoreio  Isaias 56.11  E estes cães são gulosos, nunca se podem fartar; e eles  são pastores  que  nada  compreendem; todos eles se  tornam  para  o  seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.

Ezequiel 34. 2  Filho  do  homem, profetiza contra os  pastores  de  Israel; profetiza,  e  dize  aos pastores: Assim diz o Senhor  Deus:  Ai  dos pastores  de  Israel  que se apascentam a si  mesmos!  Não  devem  os pastores apascentar as ovelhas? 3  Comeis  a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado;  mas não apascentais as ovelhas. 4  A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não  ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a  perdida  não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza., o que será questionado e julgado  pelo seu Senhor Lucas 16. 1  Dizia Jesus  também  aos  seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele  de  estar dissipando os seus bens.

2  Chamou-o,  então, e  lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais  ser  meu mordomo.

João Batista -  João 1.28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além  do  Jordão,  onde João estava batizando.,

Todo o ministério de Jesus se desenrolou às suas margens, inclusive o seu batismo Marcos 1. 9  E aconteceu  naqueles  dias  que  veio  Jesus  de  Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. 10  E logo, quando saía da água,  viu  os  céus  se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele; 11  e  ouviu-se  dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo.

Neste local, próximo à saída das águas do Mar da Galiléia, os cristãos, atualmente, são batizados ou reafirmam o seu compromisso de batismo, confessando o nome de Jesus como Senhor e Salvador. Isto acontece em razão da impossibilidade de se chegar, por motivo político, ao lugar que a  tradição diz que João Batista pregava e batizava o povo.

Nós também, não pudemos deixar de confirmar a nossa fé em Jesus Cristo de Nazaré, relembrando com alegria  o dia do nosso batismo. Foi uma pena estarmos no inverno e não pudemos fazê-lo por imersão nessas águas.

Sublime momento da confirmação da confissão da fé em Jesus

Meditamos numa triste comparação do rio Jordão com a vida de um cristão desinteressado em seu crescimento. A nascente do rio está na atual Bânyas ou a Cesaréia de Filipos da época de Jesus aos pés do Monte Hermon, a aproximadamente a 200 m acima do nível do Mediterrâneo, onde é exuberante. Conforme segue o curso, desce a 225 m abaixo do nível do mar no Mar da Galiléia, onde ainda se mostra verdejante e produtivo. Em sua trajetória de descida vai penetrando no deserto da Judéia, vivendo a aridez da terra seca e chegando a 400 m abaixo do nível do mar e se transformando no Mar Morto, totalmente sem vida. O crente que se distancia da Fonte da Vida, Jesus,  se aprofunda na escassez das bênçãos do Senhor até chegar à morte. Provérbios  8. 34  Feliz  é  o  homem que me dá ouvidos, velando  cada  dia  às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta.  35  Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor  do Senhor. 36  Mas  o  que pecar contra mim fará mal à  sua  própria  alma; todos os que me odeiam amam a morte.

Foi quando Jesus visitava a região de Cesaréia, na nascente do rio Jordão, que vemos dois acontecimentos importantes na vida de Jesus. A declaração de fé do discípulo Pedro Mateus 16. 13  Tendo  Jesus  chegado  às  regiões  de  Cesaréia de  Felipe, interrogou os seus discípulos,  dizendo:  Quem  dizem os homens ser o Filho do homem? 14  Responderam eles: Uns dizem que é João,  o Batista;  outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. 15  Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? 16  Respondeu-lhe Simão Pedro:  Tu és o Cristo,  o Filho do Deus vivo. 17  Disse-lhe  Jesus:  Bem-aventurado  és  tu,  Simão  Barjonas, porque não foi  carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que  está nos céus.

E a transfiguração de Jesus no Monte Hermon Mateus 17. 1  Seis dias depois,  tomou Jesus consigo a Pedro,  a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte; 2  e foi transfigurado  diante deles;  o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas  vestes tornaram-se brancas como a luz. 3  E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4  Pedro,  tomando  a palavra,  disse a Jesus:  Senhor,  bom  é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. 5  Estando ele  ainda a falar,  eis que  uma nuvem  luminosa os cobriu;  e dela saiu uma voz que dizia:  Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. 6  Os discípulos, ouvindo isso,  caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados.