Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
2b – NAZARÉ | Maçãs de Ouro

2b – NAZARÉ

NAZARÉ

 

Na época, um pequeno vilarejo, situado no alto de um morro; hoje, uma cidade razoavelmente grande, que se estende pelo vale ao seu redor, numa região ao sul do Mar da Galiléia e a meio caminho do  Mediterrâneo. Aqui Maria recebeu a anunciação de sua concepção pelo Espírito Santo, daquele que nas escrituras antigas se denominava  ´´O Messias“ Mateus 1. 18  Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando  Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou  ter concebido do Espírito Santo. 19  E como José, seu esposo, era justo, e não a queria  infamar, intentou deixá-la secretamente. 20  E, projetando ele isso, eis que em  sonho  lhe  apareceu  um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi,  não  temas  receber  a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 21  ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS;  porque  ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22  Ora, tudo isso aconteceu para que  se cumprisse  o que  fora dito da parte do Senhor pelo profeta: 23  Eis que a virgem conceberá e  dará à  luz um  filho, o  qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. 24  E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo  do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25  e não a conheceu  enquanto  ela não  deu à  luz um filho;  e pôs-lhe o nome de JESUS.

 

 

Vista parcial de Nazaré

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deste local, na região da Galiléia, José e Maria, por força de uma convocação de César Augusto, imperador de Roma, a quem estava sujeita toda a Palestina, viajaram para a Judéia, mais precisamente à cidade de Belém, para um recenseamento. Dali fugiram para o Egito, pois Herodes, O Grande, com medo da notícia dos magos sobre o nascimento de um novo rei, havia determinado a morte de todas as crianças nascidas naquele período  Mateus 2. 1  Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no  tempo  do rei Herodes, eis que vieram do  oriente  a  Jerusalém  uns  magos que perguntavam: 2  Onde  está  aquele  que  é  nascido  rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. 3  O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se,  e com ele toda a Jerusalém; 4  e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas  do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5  Responderam-lhe eles:  Em Belém da Judéia;  pois assim  está escrito pelo profeta: 6  E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor  entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia  que  há  de apascentar o meu povo de Israel. 7  Então  Herodes  chamou  secretamente   os   magos,  e  deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; 8  e  enviando-os   a  Belém,  disse-lhes:   Ide,  e  perguntai diligentemente pelo menino;  e,  quando  o  achardes,  participai-mo, para que também eu vá e o adore. 16  Então Herodes, vendo que fora iludido pelos  magos,  irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos  para  baixo que havia em Belém, e em todos  os seus arredores,  segundo  o  tempo que com precisão inquirira dos magos.

Ao passar o perigo, voltaram para Nazaré  Mateus.2. 19  Mas tendo  morrido  Herodes,  eis  que  um  anjo  do  Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20  dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e  vai  para  a terra de Israel; porque já morreram os  que  procuravam  a  morte  do menino. 21  Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e  foi  para a terra de Israel. 22  Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia  em lugar  de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em  sonho  por  divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, 23  e foi habitar  numa  cidade  chamada  Nazaré;  para  que  se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.

Jesus viveu nesta cidade toda a sua infância e saiu deste local quando iniciou seu ministério mes-

 

Basílica da Anunciação

siânico. Quando voltou aqui  para evangelizá-la, sofreu grande discriminação e perseguição, a ponto de tentarem matá-lo  Lucas 4. 16  Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou  na  sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.17  Foi-lhe entregue o livro  do  profeta  Isaías; e  abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: 18  O  Espírito  do  Senhor  está  sobre mim, porquanto me ungiu para  anunciar  boas  novas  aos  pobres;  enviou-me  para  proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos  cegos,  para  pôr em liberdade os oprimidos, 19  e para proclamar o ano aceitável do Senhor.20  E fechando o livro, devolveu-o ao  assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21  Então começou  a  dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos. 22  E todos  lhe  davam  testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Este não é filho de José? 23  Disse-lhes  Jesus:  Sem  dúvida  me  direis  este provérbio: Médico, cura-te a ti  mesmo;  Tudo  o  que  ouvimos  teres  feito  em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra. 24  E prosseguiu:  Em  verdade  vos  digo  que  nenhum profeta é aceito na sua terra. 25  Em verdade vos digo que muitas viúvas  havia  em  Israel nos dias de Elias, quando céu se fechou por três anos e  seis  meses,  de sorte que houve grande fome por toda a terra; 26  e a nenhuma  delas  foi  enviado Elias, senão a uma viúva em Serepta de Sidom. 27  Também muitos leprosos havia em Israel no tempo  do  profeta Elizeu, mas nenhum deles foi purificado senão Naamã, o sírio. 28  Todos os que  estavam  na sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira. 29  e, levantando-se,  expulsaram-no da cidade e o levaram até o despenhadeiro do monte em que a sua  cidade  estava  edificada,  para dali o precipitarem. 30  Ele, porém, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

 

Réplica da casa e carpintaria de José

A igreja que marca o local da anunciação se desponta em toda a paisagem de Nazaré, e esta é a quinta construção levantada sobre os escombros das outras construídas em cima da  gruta tradicionalmente marcada como a residência da Maria. Na entrada da gruta, uma inscrição em latim diz: ´´Aqui o Verbo se fez carne“. Em razão das várias reconstruções sobre as construções anteriores, destruídas por guerras, terremotos e incêndios, em todos os locais que visitamos foi preciso descer alguns metros para pisar o chão, dito original.

O que não nos trouxe alegria, foi o fato de que nesta basílica estão expostos quadros com a imagem representativa de Maria  e do menino Jesus, enviadas de diversos países, mas entre elas, misturam-se imagens das padroeiras de algumas nações, e que em nada representam a mulher que simplesmente se entregou para ser usada por Deus para nos trazer o Verbo Divino e ai encerrou sua missão.

 

Por que Jesus teve de morar em Nazaré?

Realmente é uma boa pergunta, porque era um vilarejo sem significado para o contexto da época, a ponto de Natanael ter expressado esse sentimento corrente João 1. 45  Felipe achou a Natanael,  e  disse-lhe:  Acabamos  de  achar aquele  de  quem  escreveram  Moisés  na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46  Perguntou-lhe  Natanael:  Pode  vir alguma coisa boa  de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. 

A resposta está nas predições dos profetas Mateus 2. 23  e foi habitar  numa  cidade  chamada  Nazaré;  para  que  se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.

E uma curiosidade, a recém nascida igreja levava esse nome  Atos 24. 5  Temos achado que este homem  é  uma  peste,  e  promotor  de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo, e  chefe  da  seita dos nazarenos;