Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
O sinal de Jonas – capítulo VI | Maçãs de Ouro

O sinal de Jonas – capítulo VI

QUAIS OS CUIDADOS QUE, COMO LEVITAS,

DEVEMOS TER COM O NOSSO CORPO

 

 

 

Nosso corpo é algo esplêndido, maravilhoso como igual não há, uma super máquina que só o criador com o Seu poder e soberania é capaz de fazer. Por isso e muito mais, pois apesar do nosso corpo ser algo excepcional Seu poder está em toda a Sua criação, Salmos 139: 13  Pois  tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.

14  Eu  te  louvarei,  porque   de  um   modo  tão   admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras,  e  a  minha alma o sabe muito bem.”.

 

Nós como levitas, não somos donos de nosso corpo, ele pertence a Deus porque é o templo do Espírito Santo e deve ser muito bem cuidado, tanto na parte espiritual quanto no físico, I Corintios 6: 19  Ou não sabeis  que  o  vosso  corpo  é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da  parte  de  Deus,  e  que não sois de vós mesmos?

 

O comer demais, muito trabalho, falta de descanso e exercícios são pecados que cometemos contra o nosso físico e muitos de nós cometemos esta falta. A saúde é um tesouro e muitos só avaliam quando a perdem.

Esta perca quase sempre e resultado de transgressões das leis naturais e resultado de transgressões que sofremos por causa da conseqüência de falta de experiência dos pais, e, devido aos próprios erros pessoais.

A falta de cuidado com princípios sanitários, as regras básicas de se comer, beber, vestir, trabalhar e com a higiene, etc.

 

Quanto devemos comer?

O desjejum deve ser como de um rei. O almoço como de um príncipe. O jantar como de um pobre. O comer de mais, além de pecado nos faz muito mal, Gálatas  5: 21  as invejas, as bebedices, as orgias, e  coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes  vos  preveni,  que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”

A necessidade do organismo é traduzida pela fome como um mecanismo de alerta. Nossa tendência é comer em qualquer horário e em grandes quantidades, o que causa sérios distúrbios. Quando não temos um bom desjejum significa comer mal o dia inteiro. O almoço abundante produz sono a tarde toda. O jantar em excesso dá acumulo de gorduras, o estômago não realiza o seu processo normal devido. Não devemos comer demais, causa indigestão, comer o necessário e comer alimentos saudáveis controlando os tipos de vitaminas e sais minerais. As frutas e verduras são indispensáveis na nossa alimentação.

Comer pausadamente e mastigando bem. Evitar líquidos durante as refeições seria o ideal, pois destroem os sucos gástricos e retardam a digestão. As preocupações e discussões não devem Ter lugar à mesa, é uma hora de gratidão a Deus pela dádiva.

Comer com alegria faz parte da nossa vida cristã, porque é o Senhor quem nos proporciona nosso sustento. Agradecemos a Ele por isso, Sl 128. 1  Bem-aventurado  todo aquele  que  teme ao  Senhor e anda nos seus caminhos.

2  Pois comerás  do trabalho das  tuas mãos; feliz  serás, e te irá bem.

3  A tua  mulher será  como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao  redor  da  tua mesa.

4  Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

5  De Sião  o  Senhor  te  abençoará; verás a  prosperidade  de Jerusalém por todos os dias da tua vida,

6  e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.”

 

A BEBIDA

Apesar dos sucos naturais fazerem bem à saúde, a bebida mais importante para todo o ser humano é a água. Devemos tomar pelo menos 4 copos por dia, sendo o ideal 6 ou mais. A água oxigena o celebro, limpa o estômago, ajuda na purificação do sangue e limpeza da pele através do suor. Nunca devemos tomar água sem filtrar, esse processo elimina todo tipo de contaminação.

 

O AR

O ar puro é indispensável à saúde, por isso o ar dentro de casa deve ser sempre renovado. Não ficar muito tempo em lugares fechados onde não há corrente de ar e  aglomeração de pessoas. Não cobrir a cabeça ao dormir, evitar plantas naturais no quarto ou lugares sem ventilação, durante a noite, não devemos respirar ar viciado, pois vão nos intoxicar.

 

EXERCÍCIOS

Devemos adquirir hábitos corretos de assentar-se, de caminhar ou praticar algum exercício físico que gostamos. De todos o melhor é a natação, faz bem à coluna e circulação. Andar também é ótimo não devemos praticar algo que não gostamos ou que exija muito do nosso corpo. O correr não é muito saudável. O dormir com o corpo todo enrolado não é bom, produz má circulação. O exercício diário produz suor, elimina as toxinas e devem ser eliminadas através do banho.

A limpeza tem muito a ver com a pureza. Deus sempre ensinou seu povo sobre a limpeza (Deuteronômio 23: 9  Quando  te  acampares  contra os  teus  inimigos,  então  te guardarás de toda coisa má.

10  Se  houver  no  meio de ti alguém  que  por  algum  acidente noturno não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele.

11  Porém, ao cair da tarde, ele se lavará em água; e depois  do sol posto, entrará no meio do arraial.

12  Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás.

13  Entre  os   teus  utensílios  terás  uma  pá;  e  quando  te assentares  lá fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás  o teu excremento;

14  porquanto  o  Senhor teu Deus anda no meio do  teu  arraial, para te livrar, e para te entregar a ti os teus inimigos; pelo que  o teu  arraial será santo, para que ele não veja coisa impura em ti,  e de ti se aparte.”

A própria Palavra de Deus é o exemplo de limpeza que devemos praticar em tudo, o Senhor nos ensina como fazer para que nosso corpo não se contamine. A água é o melhor veículo de limpeza, tão precioso, que não podemos ficar sem. Jesus usou a água como exemplo de purificação, João 13: 12  Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes:  Entendeis  o  que  vos  tenho feito?

Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e voltando à mesa, perguntou-lhes: compreendeis o que vos fiz?  Em muitas partes da Bíblia também a encontramos, os sacerdotes também não podiam entrar no lugar santo sem se lavar e se trocar.

O cuidado com o corpo é muito importante. Quando cuidamos do corpo estamos honrando a Deus e cuidando do seu santuário que somos nós.

 

O TRABALHO EM EXCESSO

O trabalho dignifica o homem, é nosso dever trabalhar para sobreviver, porém quando não separamos o tempo de trabalho estamos pecando. Nosso corpo precisa de descanso, Deus assim determinou, criando a noite para o nosso descanso uma noite tranqüila de sono reparador nos proporciona um ótimo dia de trabalho, assim como diz Eclesiastes 3: “1  Tudo  tem  a  sua  ocasião própria, e  há  tempo  para  todo propósito debaixo do céu.

2  Há tempo de nascer, e  tempo de morrer; tempo de plantar,  e tempo de arrancar o que se plantou;

3  tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;

4  tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e  tempo de dançar;

5  tempo de  espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;  tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;

6  tempo  de buscar, e tempo de  perder; tempo  de  guardar,  e tempo de deitar fora;

7  tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado,  e tempo de falar;

8  tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” 

 

O DESCANSO

Deus nos deu o sono para proporcionar descanso ao corpo. Afadigar o corpo com muito trabalho é não cuidar da morada de Deus. O dormir demais não faz bem, mas a falta de dormir trás distúrbios ao corpo. Afadigar o corpo em excesso é tentar a Deus. Uma vida agitada faz muito mal. Procurar viver tranqüilo apesar de tudo produz saúde e bem estar. Como cristão devemos ser moderados como diz Paulo em Filipenses 4:5 “Seja a vossa moderação conhecida de todos os  homens.  Perto está o Senhor.

 

Será saudável manter em nós um espírito de louvor e gratidão a Deus por tudo que Ele nos deu, nos dá e por tudo que Ele faz por nós. Qualquer inconformismo desagrada a Ele

 

Filipenses 1:27 “Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho  de  Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho;

Salmo 103 “1  Das profundezas clamo a ti, ó Senhor.

2  Senhor, escuta a minha voz; estejam  os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.

3  Se  tu, Senhor,  observares  as  iniqüidades,  Senhor,  quem subsistirá?

4  Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

5  Aguardo  ao Senhor; a  minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.

6  A minha  alma  anseia  pelo Senhor, mais  do que  os guardas pelo romper da manhã, sim, mais do que os guardas pela manhã.

7  Espera,  ó  Israel,  no   Senhor!  pois   com  o  Senhor  há benignidade, e com ele há copiosa redenção;

8  e ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades.”.