MONTE CARMELO
Dali fomos para Haifa, uma cidade moderna, sede da também moderna religião Bahai, oriunda da facção chiita dos muçulmanos, com preceitos e liderança da Nova Era. Possui um terreno amplo próximo ao mar e um belíssimo jardim, que se tornou em ponto turístico de Israel.
|
Mas o que interessa nessa região é o Monte Carmelo, onde Elias mandou o Rei Acabe convocar todo o povo de Israel e os 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera I Reis 18. 20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo. A localização destes fatos foi ao oriente da cadeia de montanhas de onde se via a cidade de Jesreel e o palácio de Acabe. No lado oposto a este, vê-se o mar Mediterrâneo, para onde Elias mandou o seu moço, para ver se a chuva estava chegando, I Reis 18. 42 Acabe, pois, subiu para comer e beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo e, inclinando-se por terra, meteu o rosto entre os joelhos. 43 E disse ao seu moço: Sobe agora, e olha para a banda do mar. E ele subiu, olhou, e disse: Não há nada. Então disse Elias: Volta lá sete vezes. 44 Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem: Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
|
Foi ali que desceu fogo do céu sobre o altar de Elias e os profetas de Baal e de Asera foram mortos ao fio da espada no ribeiro de Quison ao pé daquele monte.
Baal e sua mulher Asera eram deuses dos cananeus e fenícios, povos da região de Tiro e Sidon, cidades portuárias do Mediterrâneo, de onde era Jezabel, a mulher perversa do Rei Acabe.
Após a destruição dos profetas, Elias orou no cume do Monte Carmelo para que chovesse. Deus mandou chuva e ele correu milagrosamente a pé diante da carruagem de Acabe até Jesreel, cidade que se situa no vale do mesmo nome. Esse vale é o maior do país e divide duas regiões, Galiléia e Samaria e é o vale onde se situa Megido ou Armagedon (em hebraico Montanha de Megido) que o Novo Testamento relata como o local onde será realizada a batalha final entre o exército de Jesus e o do Anticristo Apocalipse 16. 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os uais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. 15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.) 16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedon.
Foi também aqui no Monte Carmelo que o profeta Eliseu recebeu a sunamita, quando seu filho morreu com uma forte dor de cabeça. IIReis 4. 25 Partiu, pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a sunamita; 26 corre-lhe ao encontro e pergunta-lhe: Vais bem? Vai bem teu marido? Vai bem teu filho? Ela respondeu: Vai bem.
Por que Elias no Monte Carmelo?
Elias no Monte Carmelo representa a renovação ou reavivamento espiritual, é momento do altar ser reconstruído para que o fogo de Deus desça e venha destruir o emaranhado religioso que ensina a religião, mas os seus deuses estão viajando ou dormindo. Fogo que destrói os (quatrocentos e cinqüenta ou mais) falsos conceitos de adoração, motivados apenas pelos sentimentos e emoções e passar a adorar a Deus em espírito e em verdade. João 4.23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
É hora de libertar a nossa alma e clamarmos: ¨Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
![]() |
||
|