Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
O FUTURO É HOJE – capítulo III | Maçãs de Ouro

O FUTURO É HOJE – capítulo III

UM NOVO PACTO

 

Jeremias 31.31-35 “Eis  que  os dias vêm, diz o Senhor, em que farei  um  pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei  pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto  que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas  este  é o pacto que farei com a casa de  Israel  depois daqueles  dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e  a escreverei  no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o  meu povo. E  não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada  um  a seu  irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me  conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei  a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados. Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e a  ordem estabelecida  da  lua e das estrelas para luz da noite, que  agita  o mar, de modo que bramem as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome:”

 

 

O PACTO ANTIGO

 

Deus sempre tentou entrar em contato com a sua criatura, que, por causa da ganância, O desprezou e deixou de viver conforme seus preceitos, preferindo usufruir do seu “livre arbítrio”, o que o levou para longe da bênção.

O Senhor fez um pacto com Abraão e lhe prometeu a posse de uma longa e extensa faixa de terra, onde sua descendência se tornaria como “estrelas no céu e areia na praia”, o que efetivamente aconteceu e atualmente, os árabes, em sua maioria, e os judeus representam a posteridade de Isaque, Ismael e os filhos de Quetura, todos herdeiros de Abraão.

Posteriormente, Deus faz um outro pacto, desta vez com Moises, representante do povo de Israel, tirando-o da escravidão do Egito, formando uma nova e poderosa nação, prometendo e dando posse àquela terra que os descendentes de Isaque, filho de Abraão haviam perdido.

Receberam de Deus a graça, mas não tinham experiências pessoais com o doador de todas essas bênçãos. Logo se esqueceram dEle e começaram a cultuar outros deuses.

 

Hoje ocorre dentro da maioria das igrejas, as pessoas querem um lugar para serem recebidas e encontram nessa comunidade um local onde se sentem acolhidas. Acham o local muito agradável, gostam de participar do louvor e muitas vezes até são confortadas com as mensagens, mas não teve um encontro pessoal

com Cristo. Tem um encontro apenas de conhecer, de ouvir falar, de participar das coisas da igreja, da religião. Em suma, vem para a igreja porque o louvor é bom. porque tem um circulo de amizade. porque tem cargo ou responsabilidade.

 

 

 

 

PACTO NOVO

 

Os versículos 33-34 “Mas  este  é o pacto que farei com a casa de  Israel  depois daqueles  dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e  a escreverei  no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o  meu povo. E  não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada  um  a seu  irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me  conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei  a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.”, revela algo diferente. É a experiência pessoal com Jesus Cristo. experiência pessoal do novo nascimento, experiência pessoal do batismo com o Espírito Santo. E a experiência pessoal de santificação.

 

Mas quem é esse Senhor que nos convoca para fazermos um novo pacto com ele.

Diz o versículo 35 “Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e a  ordem estabelecida  da  lua e das estrelas para luz da noite, que  agita  o mar, de modo que bramem as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome:”

 

Vamos analisar esse verso por partes para conhecê-Lo melhor

 

Ele é o Deus que:

 

- dá o sol para a luz do dia – entendemos que Ele gosta da claridade, lisura,

honestidade.

 

- organiza a lua e as estrelas para a luz da noite – mesmo na obscuridade não há

trapaças

 

- agita o mar … bramam as ondas – Ele nos trás renovação constante. Sabemos

que o mar é o ultimo destino do

lixo, e a agitação das ondas

com o seu bramido faz a

purificação das suas águas.

 

- o Senhor dos Exércitos é o seu nome.- É quem tem o poder nas mãos.

 

É o Senhor dos exércitos, o Deus Todo Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. É Ele que mais uma vez se oferece para fazer um NOVO PACTO. E esse pacto está dirigido para um ser todo especial, ele se dirige diretamente a você. Não está querendo distribuir aleatoriamente, não! Ele escolheu a pessoa com quem quer fazer esse pacto. Está registrado com todas as letras em  João 15.16  “Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça,  a fim de que tudo quanto  pedirdes  ao  Pai  em  meu  nome,  ele  vo-lo conceda.”

 

 

Existe uma enorme diferença entre o que aceita um novo pacto com Deus e aquele que não aceita o novo pacto. Entre aquele que serve a Ele e aquele que não O serve. Vejamos Malaquias 3.18  “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o  ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.”

 

Deus faz suas promessas tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo, neste caso, para aqueles que rejeitarem o Seu novo pacto, o resultado pode ser nefasto. Jeremias 31.36 e 37 diz: “Se  esta  ordem  estabelecida falhar diante de  mim,  diz  o Senhor,  deixará também a linhagem de Israel de ser uma nação  diante de mim para sempre. Assim  diz  o Senhor: Se puderem ser medidos os céus  lá  em cima,  e  sondados  os fundamentos da terra cá em  baixo,  também  eu rejeitarei toda a linhagem de Israel, por tudo quanto eles têm feito, diz o Senhor.”

O veredicto é forte. Os que rejeitam deixarão de ser a nação do Senhor

 

Entretanto, Deus, além de misericordioso, é persistente em suas intenções de abençoar. Sinta as providências de Deus para a restauração do seu povo. Jeremias 31.38  “Eis  que vêm os dias, diz o Senhor, em que esta cidade  será reedificada  para o Senhor, desde a torre de Hananel até a  porta  da esquina”

 

Na verdade, alem de reedificar a cidade ele quer dar uma Vida com Propósito,

 

É o que mostra Jeremias 31.1 “Naquele  tempo,  diz  o Senhor, serei o  Deus  de  todas  as famílias de Israel, e elas serão o meu povo.”

 

O que Deus reserva de maravilhas para os que estão no Novo Pacto podemos ver nos versículos que se seguem:

 

- Ele quer dar uma vida santificada, ou seja, uma habitação segura: versículos

  “2  Assim diz o Senhor: O povo que escapou da espada achou graça no deserto.  

  Eu irei e darei descanso a Israel.

  3 De  longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que  com  amor eterno te  

  amei, também com benignidade te atraí.”

 

- Ele quer dar o Batismo com o Espírito Santo, ou vida edificada: vs 4 a “De novo  

  te edificarei, e serás edificada ó virgem de Israel!”

 

- Ele quer dar os dons espirituais, ou adornar com lindos dons e presentes, vs 4 b

  “ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás nas danças dos  que se alegram.”

 

- Ele quer dar a unção de evangelismo, ou a alegria de plantar e colher, vs 5

  “Ainda plantarás vinhas nos montes de Samária; os plantadores plantarão e  

  gozarão dos frutos.”

 

- Ele quer dar a felicidade da certeza de subir no Dia do Arrebatamento, vs 6 “Pois 

  haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o  monte de Efraim: Levantai-vos,  

  e subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus. 7  Pois  assim diz o Senhor: Cantai   

 sobre Jacó com  alegria,  e exultai  por  causa  da  principal  das  nações;   

  proclamai,   cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, o teu povo, o resto de Israel.8   

  Eis  que  os trarei da terra do norte e os  congregarei  das extremidades  da terra;

  e com eles os cegos e aleijados, as  mulheres grávidas e as de parto juntamente;

  em grande companhia voltarão  para cá. 9  Virão com choro, e com súplicas os

  levarei; guiá-los-ei  aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não

  tropeçarão;  porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito. 10 

  Ouvi  a  palavra  do  Senhor, ó  nações,  e  anunciai-a  nas longínquas terras

  marítimas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel  o congregará e o guardará,

  como o pastor ao seu rebanho”

 

- E por fim a Vitoria Final sobre as lutas e provações, vs “11  Pois o Senhor

  resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que  era mais forte do que ele. 12  E  virão,

  e cantarão de júbilo nos altos  de Sião, e  ficarão radiantes  pelos  bens do

  Senhor, pelo trigo, o mosto,  e o azeite, pelos  cordeiros  e  os bezerros; e a sua

  vida será  como  um  jardim  regado, e nunca mais desfalecerão. 13  Então a

  virgem se alegrará na dança, como também os mancebos e  os velhos

  juntamente; porque tornarei o seu  pranto em gozo,  e  os consolarei, e lhes darei

  alegria em lugar de tristeza 14  E saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o

  meu povo se fartará dos meus bens, diz o Senhor.