Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
4a – MAR MORTO | Maçãs de Ouro

4a – MAR MORTO

MAR MORTO

Águas saturadas em sais e minerais, procuradas por turistas de toda parte do mundo

Mar Morto, tendo ao fundo os Montes de Moabe

Também conhecido pelos nomes Mar Salgado (Nm 32.12), Mar Oriental, Mar da Arábia, Mar da Planície e  Mar de Ló. O historiador judeu Flávio Josefo o chama de Asfaltite. É onde o rio Jordão despeja todo o seu volume de água. Fica entre os Montes Moriá e os Montes de Moabe, na mais profunda depressão do globo e de forma ovalada, medindo 76 km de comprimento e 17 km de largura. É o mar mais baixo da terra, seu nível de 426 metros abaixo do Mediterrâneo e a sua profundidade de 420 metros. Suas águas são densas e pesadas devido ao grande acumulo de sais que permitem a flutuação de qualquer pessoa. O nome atual foi dado por historiadores do século II d.C.devido ao aspecto triste e desolado que domina a região. À sua volta predominam áreas desérticas, inclusive o Deserto de Judá.

 Jz 1.16  Também  os  filhos do queneu, sogro de  Moisés,  subiram  da cidade  das palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de  Judá,  que está ao sul de Arade; e foram habitar com o povo.,

O Deserto de Judá, também é chamado de Deserto da Judéia. Mt 3. 1  Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no  deserto da Judéia,.

Esse nome é dado ao conjunto de áreas desertas a Leste das montanhas de Judá até o Jordão e o Mar Morto, e se subdivide em desertos menores com os nomes de Zife, Maon e En-Gedi, todos relacionados com Davi durante suas fugas das perseguições de Saul.

I Sm 23. 14  E Davi ficou no deserto, em lugares fortes, permanecendo  na região  montanhosa no deserto de Zife

I Sm 23.25  E  Saul  e os seus homens foram em busca  dele.  Sendo  isso anunciado  a  Davi, desceu ele à penha que está no deserto  de  Maom..

I Sm 24. 1  Ora,  quando Saul voltou de perseguir os filisteus,  foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.o lado oriental

 

Outro fato bíblico relacionado com o Mar Morto é a destruição de Sodoma e Gomorra, localizadas no extremo sul. Gênesis 19. 24  Então o Senhor, da sua  parte, fez chover do céu  enxofre  e fogo sobre Sodoma e Gomorra. 25  E  subverteu aquelas cidades e toda a planície, e  todos  os moradores das cidades, e o que nascia da terra. 26  Mas a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal.

Hoje existem nessa região, montanhas de sal cinza com seus desfiladeiros estéreis e ¨amaldiçoados¨. Um pilar de sal nas encostas do Monte Sodoma é chamado de ¨mulher de Ló¨.

Atualmente, o turismo é bastante intenso, pela curiosidade e também pelos efeitos terapêuticos de suas águas. Banhar-se nas piscinas de enxofre natural ou simplesmente boiar na água oleosa pode ajudar às pessoas que sofrem de doenças de pele ou problemas musculares. A lama preta encontrada em grande quantidade tem propriedades curativas reconhecidas cientificamente.

Devido ao uso constante das águas do rio Jordão para o cultivo das lavouras, tanto por Israel como pela Jordânia, o Mar Morto recebe hoje apenas 50% das águas para sua manutenção, o que está ocasionando seu secamento, ou seja, realmente está condenado à morte. Como seus sais tem grande conteúdo mineral e é de fundamental importância para os dois paises, Israel e Jordânia mantém sua parte sul artificialmente e tentam entrar em acordo para um projeto de bombeamento de água do Mar Vermelho e assim conseguir por mais um tempo dar vida ao Mar Morto.

 

Balneários junto às águas do Mar Morto

Por que Mar Morto?

Aos olhos humanos ele esta morto e nenhum peixe pode sobreviver em suas águas, mas apesar do seu nome, existe vida em múltiplas formas e produtos de grande importância. O apóstolo Paulo nos mostra de que forma que devemos parecer aos olhos do mundo quando  cita Romanos 6. 6  sabendo isto, que  o  nosso  homem velho foi crucificado com ele, para que o  corpo  do  pecado  fosse  desfeito,  a  fim  de  não servirmos mais ao pecado 7  Pois quem está morto está justificado do pecado. 8  Ora, se  já  morremos  com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9  sabendo que,  tendo Cristo  ressurgido dentre os  mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. 10  Pois quanto a ter morrido, de uma  vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. 11  Assim também  vós  considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12  Não reine, portanto,  o  pecado em  vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 13  nem  tampouco  apresenteis os  vossos membros ao pecado como instrumentos  de  iniqüidade;  mas  apresentai-vos   a   Deus,   como redivivos dentre  os  mortos,  e  os  vossos  membros  a  Deus,  como instrumentos de  justiça.

 

Ao entregarmos nossa vida ao Senhor Jesus, nossos interesses carnais e mundanos são crucificados com Ele e a partir desse momento, estamos mortos para o delito e para o pecado, quer dizer, morremos para o mundo. Na aparência, nossos colegas e amigos não conseguem ver mais o verdejar de nossas atividades carnais, para eles estamos mortos, não temos mais nada de importância.

Colossenses 2.13 e a vós, quando estáveis  mortos  nos  vossos  delitos  e na incircuncisão da vossa  carne,  vos  vivificou  juntamente  com  ele, perdoando-nos todos os delitos;,

Vemos que, na verdade, ocorre o contrário, pois ao vivermos no pecado estamos mortos diante de Deus, mas pela sua morte, Cristo, nos deu vida. Não importa o que aparentamos aos olhos do mundo, logo ele notará que a preciosidade que Cristo colocou em nós é de melhor qualidade que qualquer coisa que ele tem conhecido. Os que nos depreciam agora, verão florescer em nós as virtudes de Cristo. Colossenses 3. 1  Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está  assentado  à  destra  de Deus. 2  Pensai nas coisas que são de cima, e  não  nas  que  são  da terra; 3  porque morrestes, e a vossa vida está escondida  com  Cristo em Deus. 4  Quando Cristo, que é a  nossa  vida,  se  manifestar,  então também vós vos manifestareis com ele em glória. 

 

 

 

 

Argila ou lama medicinal