Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include(includes/creativeimageslider_widget.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'includes/creativeimageslider_widget.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/lambz/public_html/macasdeouro.com/wp-content/plugins/creative-image-slider/creativeimageslider.php on line 45
5b – BELEM – BETHELEM – Casa de pão | Maçãs de Ouro

5b – BELEM – BETHELEM – Casa de pão

BELÉM – BETHELEM – Casa de pão

Entrada da Basílica da Natividade

A cidade natal de Davi fica a mais ou menos oito quilômetros de Jerusalém, porém hoje é uma região pertencente a Cis-Jordânia, ou seja, dos palestinos. Devido a disputas entre os povos palestinos e israelenses, não há permissão para entrada de judeus em Belém. Os estrangeiros são muito bem-vindos, desde que vistoriados, pois a maior renda desta cidade reclusa provém do turismo religioso cristão. Era algumas vezes chamada Efrata e estão localizados nessa região a sepultura de Raquel, hoje em disputa entre os judeus e muçulmanos Genesis 35. 19  Assim morreu  Raquel, e foi sepultada no caminho  de  Efrata (esta é Bete-Leém), o local de encontro de Rute e Boaz, de cuja união nasceu Jessé, pai de Davi, que ungido pelo profeta Samuel veio a ser o rei mais importante para a formação de Israel como nação.

Para distingui-la da Belém em Zebulom era chamada Belém de Judá e Belém Efrata Miquéias 5. 2  Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre  os milhares  de  Judá, de ti é que me sairá aquele que há de  reinar  em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias  da eternidade.

Foi aqui, que os magos do oriente encontraram Jesus recém-nascido. Mateus 2. 7  Então  Herodes  chamou  secretamente   os   magos,  e  deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; 8  e  enviando-os   a  Belém,  disse-lhes:   Ide,  e  perguntai diligentemente pelo menino;  e,  quando  o  achardes,  participai-mo, para que também eu vá e o adore. 9  Tendo  eles,  pois,  ouvido  o  rei,  partiram;  e eis que a estrela que tinham visto quando no  oriente  ia  adiante  deles,  até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

Estrela de prata sobre o local do nascimento de Jesus

10  Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. 11  E entrando na casa,  viram  o  menino  com  Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros,  ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.

Estrebaria

Aqui se localiza a igreja da Natividade, ou seja, onde supostamente Jesus nasceu. Entra-se na igreja por uma pequena porta, que foi feita no período da conquista muçulmana, pois a porta grande existente nessa época permitia a entrada dos guerreiros montados em seus cavalos, ultrajando assim o ambiente. Chega-se a um pequeno local onde uma estrela de prata marca o teto do recinto onde Maria deu à luz ao menino Jesus. Seguindo em frente e dobrando-se à direita, descemos por uma escadaria que nos leva a um grande salão de mais ou menos quatro por treze metros onde seria a estrebaria. Subindo a uma plataforma que provavelmente era utilizado para a reunião de pessoas, entramos por um corredor que conduz à entrada do pequeno quarto marcado com a estrela de prata acima mencionado.

Duas coisas nos chamaram a atenção neste lugar. Primeiro o nome, Bethelem significa ´´casa de pão“, nada mais significativo ser o lugar de nascimento daquele que o Pão da vida. João 6. 33  Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida  ao mundo. 34  Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 35  Declarou-lhes Jesus.  Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

Entrada do local do nascimento de Jesus

Segundo, a pobreza extrema do povo que ali habita, na grande maioria muçulmanos, pois os cristãos deixaram a cidade por causa da beligerância entre israelitas  e palestinos. Quer  seja por motivo político ou por falta de oportunidades, dependem quase que exclusivamente de turistas cristãos, mas a palavra de Deus nos mostra a oportunidade que Ele dá a todos.  Mateus 4. 16  o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte,  a estes a luz raiou. 17  Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer:   Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus.

 João 3. 16  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu  Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha  a vida eterna. 17  Porque Deus enviou o  seu  Filho  ao  mundo,  não  para  que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18  Quem  crê  nele  não  é  julgado;  mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19  E o julgamento é este: A  luz  veio  ao  mundo,  e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.

Existe diferença em quem crê em Cristo. Malaquias 3. 16  Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome. 17  E  eles   serão  meus, diz o  Senhor  dos  exércitos,  minha possessão  particular naquele dia que prepararei; poupa-los-ei,  como um homem poupa a seu filho, que o serve. 18  Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o  ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

Belém deixou marcas indeléveis em nossa mente. Onde Jesus nasceu mostra que Ele veio  para nos reunir diante de Deus, mas o pecado usa o homem, através de sua ganância e faz uma grande separação e discriminação.